Os 100 anos de Celso Furtado

Notícias

Os 100 anos de Celso Furtado

Hoje, 26 de julho de 2020, comemoram-se os 100 anos de nascimento de um dos maiores pensadores brasileiros. O paraibano Celso Furtado mudou a ciência econômica brasileira ao inserir no debate questionamentos sobre a desigualdade social. Hoje, seu pensamento sobre a participação do Estado se torna ainda mais relevante neste momento de aprofundamento da crise econômica brasileira, seja por conta da pandemia de Covid-19, seja por decisões políticas alinhadas ao campo liberal.

Em meio à Pandemia, e além, ouviremos Furtado ou Friedman?” é o título de um artigo assinado por Cesar Locatelli e José Celso Cardoso Pereira Jr, presidente da Afipea. Também se destaca hoje o lançamento do livro “Celso Furtado – Os combates de um economista“, editado pela Associação Brasileira de Economistas pela Democracia, com o apoio da Afipea.

Ao longo da semana, o Centro Celso Furtado realiza diariamente, às 15 horas, uma série de webinários no Youtube. Participarão professores de todo o Brasil, que debaterão o pensamento o legado do economista.

A Afipea também destaca os artigos “Desmonte da CF-1988 e do seu projeto de Estado e de desenvolvimento nacional” e “Bases Institucionais para uma Reforma Administrativa de natureza Republicana, Democrática e Desenvolvimentista ainda no século XXI no Brasil“, ambas produção realizadas conforme o pensamento de Celso Furtado.

Por fim, confira também a entrevista com Luiz Gongaza Belluzzo, que analisa a contribuição de Celso Furtado para o pensamento econômico brasileiro.