Diretoria - Afipea

Diretoria

José Celso Pereira Cardoso Jr. - Presidente

Economista pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), com mestrado em Teoria Econômica e doutorado em Desenvolvimento (com especialização em Economia Social e do Trabalho), ambos pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP). Desde 1997 é Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), tendo sido Coordenador da área de Trabalho & Renda e do Boletim de Políticas Sociais: acompanhamento e análise, Diretor-Adjunto de Estudos e Políticas Sociais (DISOC/IPEA), Diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (DIEST/IPEA) e Diretor de Planejamento, Monitoramento e Avaliação do PPA 2012-2015, na Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Governo Federal, Brasil.

Gustavo Luedemann - Vice-Presidente

Fernando Gaiger Silveira – Presidente Regional RJ

Engenheiro Agrônomo pela USP e doutor em economia pela Unicamp, é professor da Unieuro, professor-colaborador da Universidade Federal Fluminense e Técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea desde junho de 1998. Atua na sede do órgão no Rio de Janeiro (RJ).

Luciana Mendes Servo - Secretária Executiva

Técnica de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com graduação em economia pela Universidade de Brasília, mestrado em economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (Fea/USP), doutorado em economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar/UFMG). Especialista em economia da saúde. Atua na coordenação de saúde da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea (Disoc/Ipea), com pesquisas na área de economia da saúde, em avaliação de políticas públicas, desigualdade em saúde, financiamento da saúde, regionalização da saúde, acesso a serviços de saúde e contas nacionais de saúde.

Cleandro Krause – Diretor Sociocultural, de Comunicação, Divulgação, Estudos e Pesquisa

Arquiteto e urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor em planejamento urbano e regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea desde junho de 2009, depois de ter passado pela Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Antonio Teixeira Lima Junior – Diretor Jurídico

Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2006), especialista em Filosofia Contemporânea pela Faculdade São Bento (2008), mestre em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (2012). Trabalhou como assessor jurídico parlamentar e como advogado nas áreas cível, previdenciária e trabalhista. Técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea desde 2009, tendo trabalhado na coordenação de desenvolvimento rural e na coordenação de gênero e raça, ambas da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc).

Graziela Ferrero Zucoloto – Diretora de Esporte e Lazer

Doutorado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009); Mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (2004) e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1999). Pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com atuação nas áreas de propriedade intelectual, empresas multinacionais e desenvolvimento tecnológico. Foi assessora do secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), atuando na gestão e implementação da política de desenvolvimento produtivo nas áreas de biotecnologia, nanotecnologia, TICs, saúde, defesa e energia nuclear.

Raimundo da Rocha – Diretor de Aposentados

Mestre em Economia pela Universidade de Brasília(UnB), Pós graduação em Matemática e Estatística pela Universidade de Lavras MG(UFLA) e Graduado em Matemática pelo UNICEUB/DF. Servidor do IPEA lotado na Assessoria Técnica da Presidência(ASTEC) como Gestor de Bases de Dados. Professor de Matemática do Ensino Médio da Secretaria de Educação do DF.

Sandro Sacchet de Carvalho - Secretário Executivo Regional do Rio de Janeiro

Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA desde 2009. Economista com doutorado em economia pela PUC-Rio. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Econometria.

Sandro Pereira Silva - Diretor de Filiados Regional do Rio de Janeiro

Em 2002, ingressou no Curso de Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), tendo concluído o bacharelado em 2006. Em 2009, terminou o curso de Mestrado em Economia, também na UFV, defendendo a dissertação "Políticas públicas e agricultura familiar: uma abordagem do PRONAF no Médio Jequitinhonha", que ficou em 1º lugar no 14º Prêmio BNB de Desenvolvimento Regional. Em dezembro de 2009, tomou posse como Técnico de Planejamento e Pesquisa no Instituto de Pesquisa Econômica Aplica (IPEA), após atuar por 4 anos como Analista no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Em 2014, iniciou o curso de doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), com estágio doutoral na Universidade de Coimbra, em Portugal. Sua tese de doutoramento, com o título "Capacidades estatais e políticas de mercado de trabalho no Brasil: uma análise da institucionalização do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT)", foi defendida e aprovada em 2018. Em 2020, organizou o livro "Dinâmicas da Economia Solidária no Brasil: organizações econômicas, representações sociais e políticas públicas", e atualmente é editor geral do Boletim Mercado de Trabalho, do IPEA.