Afipea manifesta apoio à ministra Marina Silva em encontro no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima - Afipea

Notícias

Foto: Rogério Cassimiro/MMA

Afipea manifesta apoio à ministra Marina Silva em encontro no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

 

Na manhã de segunda-feira (02), a Secretária Executiva da Afipea, Ana Paula Moreira, participou de uma reunião no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima com a ministra Marina Silva. O encontro reuniu representantes das entidades Afipea-Sindical, Mulheres da Infra (ANEINFRA), Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), Associação das Mulheres Diplomatas Brasileiras (AMDB), Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (FENADEPOL), União dos Profissionais de Inteligência de Estado da ABIN (INTELIS), Movimento Pessoas à Frente (MPàF) e Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty), em um gesto coletivo de apoio à ministra, diante dos ataques recentes sofridos em função de sua atuação política e institucional.

Durante a reunião, a Afipea entregou à ministra um exemplar do livro “Assédio Institucional no Brasil: avanço do autoritarismo e desconstrução do Estado”, publicação produzida pela entidade que denuncia práticas de assédio e violações de direitos no serviço público.

Foto: Rogério Cassimiro/MMA

Além disso, foi divulgado o podcast 20%, uma produção original da Afipea que dá voz às mulheres do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A série destaca a participação feminina no Instituto e resgata, por meio de entrevistas, histórias, desafios e conquistas de mulheres que integram o corpo técnico da instituição. A iniciativa busca refletir sobre avanços e debater caminhos para a construção de um ambiente institucional mais justo e equitativo. A associada Júlia Benfica também participou da reunião e foi uma das entrevistadas do projeto.

A Afipea repudia de forma veemente os ataques machistas e o assédio direcionado à ministra Marina Silva. Nada justifica a violência simbólica e institucional dirigida a qualquer mulher em espaços públicos e políticos.

A entidade reitera sua solidariedade à ministra e a todas as mulheres que ocupam espaços de liderança no setor público, reafirmando sua defesa por um Estado democrático, diverso e comprometido com a equidade de gênero.

Clique aqui e acesse o podcast20%

Clique aqui e acesse o livro “Assédio Institucional no Brasil: avanço do autoritarismo e desconstrução do Estado”

Clique aqui e acesse a nota de solidariedade à ministra Marina Silva