Ipea e Assecor lançam o livro Brasil 2035

Notícias

Ipea e Assecor lançam o livro Brasil 2035

O lançamento do livro Brasil 2035 – Cenários para o Desenvolvimento na manhã desta terça (06) ocorreu no auditório Divonzir Gusso no subsolo do Ipea e contou com a presença do presidente da Afipea, Alexandre Cunha, que participou da mesa de abertura.

Estiveram também presentes na abertura Alexandre Xavier Ywata de Carvalho, diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur) e representante do presidente do Ipea, Maurício Lopes, presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Mariano Laplane, presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Marcos Degaut, secretário especial adjunto da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e Leandro Couto, presidente da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor), que conduziu a mesa.

Brasil 2035 é uma publicação que tem por objetivo principal construir cenários que auxiliem no planejamento, assim como contribuir para a formulação de estratégias a longo prazo. O projeto, que começou em 2014 e avançou em 2015, teve mais de 800 colaboradores e 30 instituições parceiras na elaboração. Entre elas destacam-se a Petrobras, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Alexandre Cunha, que já foi diretor de Desenvolvimento Institucional (Dides), foi uma das peças principais na estruturação deste trabalho no Ipea. Cunha ressaltou a importância da publicação, que é um documento significativo para o País, e destacou que um dos elementos mais importantes da missão institucional do Ipea é a elaboração de estudos prospectivos para auxiliar no processo de planejamento nacional. “Entre os membros da equipe e em diálogo com outros atores, ficava claro a importância e relevância desse trabalho”, disse Cunha.

Os resultados foram apresentados em um vídeo e também podem ser encontrados no livro, que estará disponível na biblioteca e livraria do Ipea. Além de ipeanos em massa, o evento contou com a presença de militares das forças armadas, do presidente fundador da Embrapa, Eliseu Lopes, e de Romulo Neves, representante da Associação dos Diplomatas Brasileiros (ADB).