Dia dos Aposentados: Afipea homenageia seus afiliados - Afipea

Notícias

Dia dos Aposentados: Afipea homenageia seus afiliados

Para celebrar a data, a Associação conta histórias de inspiração para todas as idades 

No próximo domingo, (24), será comemorado o Dia dos Aposentados, historicamente a data foi escolhida por ter sido lançada a primeira lei brasileira sobre Previdência Social, em 1923. Atualmente o quadro de afiliados da Afipea é formado em sua maioria por servidores aposentados, ciente da importância da categoria e com o objetivo de prestigiá-los, conheça a seguir, a história de alguns associados que são exemplo de longevidade.

Os personagens que desmitificam a ideia de acomodação atrelada à fase de aposentadoria são muitos no quadro de afiliados da Afipea.  Antônio Patriota, 99 anos, é um deles. O economista aposentado há 26 anos esbanja saúde e alegria, prestes a se tornar centenário. Entre os segredos para a manutenção dessa vitalidade está a prática de esportes, como natação e tennis, que ele manteve por muito tempo e que considera determinante para a saúde do corpo. “É preciso equilibrar o corpo e a mente, manter os dois em movimento. Hoje sou adepto da leitura diária como hobbie”, diz ele. Sobre o ponto de vista profissional, Patriota ressalta a valorização dos aposentados como uma prioridade, já que essas pessoas contribuíram para o desenvolvimento da nação.

Para alguns a aposentadoria representa a fase de descanso, mas para Norma Stenzel, mestre em Biblioteconomia e Documentação, foi apenas uma mudança de fase na carreira. Ela optou por continuar trabalhando e estudando, mesmo depois de 22 anos aposentada. “Eu me realizo no trabalho, pois gosto do que faço, a rotina não é monótona”, conta Stenzel.  Após ter trabalhado na Biblioteca do Ipea, no Rio de Janeiro, em 1970,  Norma foi transferida e iniciou o trabalho para a Biblioteca do Ipea em Brasília.  Além de se dedicar ao cargo profissional, Norma é amante da leitura, praticante de yoga, ginástica e ainda, voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV), programa de prevenção do suicídio.

O diretor de aposentados da Afipea, José Hamilton de Oliveira Bizarria, ressaltou a quantidade de aposentados que são afiliados da Associação. “Historicamente, a participação dos aposentados foi decisiva na construção e no estabelecimento da Instituição, e hoje a grande maioria dos nossos associados são aposentados, isso resume a importância de valorização da classe”, disse o diretor.  A Afipea aproveita essa ocasião especial para reiterar o compromisso de seguir enfrentando os desafios diários, lutando pelas conquistas, sempre ao lado dos associados, em especial aos aposentados que continuam presentes e ativos nessa longa jornada de crescimento e aprendizado mútuo.