Afipea tem nova reunião com o Ministério do Planejamento

Notícias

Afipea tem nova reunião com o Ministério do Planejamento

A reunião foi a terceira realizada pelo Grupo de Trabalho que discute o Plano de Cargos e Carreiras do Ipea

No último dia 30, o GT que discute a reorganização dos cargos dos servidores das áreas administrativas e de TI se reuniu novamente para tratar do assunto, este foi o terceiro encontro entre os representantes da Afipea, do Ipea e da Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento (SEGRT/MPDG). Vale lembrar que a criação do GT compôs a pauta específica apresentada pela Afipea na Campanha Salarial de 2015.

Representando a entidade, estiveram o seu presidente Fabio Schiavinatto, o vice Lucas Benevides e a diretora administrativa do Rio de Janeiro Marina Nery. Pelo Ipea, o chefe de gabinete Márcio Simão e o coordenador de RH Leônidas Pires. Enquanto pela Secretaria estiveram presentes sua equipe técnica liderada pelo coordenador Borges.

O principal fato desta reunião foi a apresentação de proposta elaborada pela Afipea para a reorganização do Plano de Cargos e Carreiras do Ipea que visa corrigir o erro cometido em 2008 com a edição da Lei 11.890/2008, que marginalizou os servidores das áreas administrativas e de TI, ao deixá-los de fora da carreira de Planejamento e Pesquisa quebrando a relação harmoniosa existente no quadro de pessoal até aquele momento. A proposta tem o conhecimento e concordância da direção do Instituto.

Discutida preliminarmente, acertaram as partes a metodologia para tratamento analítico da questão com agendamento de encontros preparatórios entre as partes para as reuniões deliberativas. Esses encontros começarão já nesta semana.

A Afipea reafirma que a solução deste erro histórico continua sendo prioritária para a atual de gestão que se preparou adequadamente para enfrentar o desafio, com contratação de parecer técnico-jurídico elaborado por especialista para sustentar sua argumentação.