Ipea e Afipea são homenageados em sessão na Câmara dos Deputados

Notícias

Ipea e Afipea são homenageados em sessão na Câmara dos Deputados

Em discurso realizado no Congresso, o deputado Mauro Benevides fez considerações ao Ipea e à Afipea em referência a trajetória das instituições

A Afipea foi homenageada em sessão na Câmara dos Deputados ocorrida no último dia 14/09. Durante cerimônia em pronunciamento ao 52º aniversário de fundação do Ipea, o ex-senador e deputado federal Mauro Benevides (PMDB) fez um discurso reforçando a importância do Instituto para o desenvolvimento do País, assim como a notória valorização dos servidores do Ipea, por meio da Afipea.

No pronunciamento, Mauro Benevides prestigiou o Ipea ressaltando as competências do Instituto, definidas no Decreto nº 7.142 de 2010: “Promover e realizar pesquisas destinadas ao conhecimento dos processos econômicos, sociais e de gestão pública brasileira. Bem como analisar e diagnosticar os problemas estruturais e conjunturais da economia e da sociedade brasileira”. Ele lembrou ainda de como é necessário esse reconhecimento do papel do Ipea por todos os parlamentares, já que o Instituto subsidia o governo com pesquisas e baseia os processos de tomada de decisão.

Em seguida, em tributo e reconhecimento à Afipea, o deputado complementou: “Com o intuito de defender os interesses do Ipea e de seus servidores, foi fundado em 1985 a Afipea, hoje também Sindicato Nacional dos Servidores do Ipea, Afipea-Sindical”. Benevides destaca a pauta não remuneratória tratada atualmente pela entidade, que consiste na redefinição das atribuições de todos os cargos em lei, na entrada de todos os cargos do Ipea em carreira e na remuneração por subsídio. “Com este registro da Casa, homenageio uma instituição modelar que honra o serviço público brasileiro”, conclui ele.

A diretoria da Afipea em nome dos seus associados manifesta publicamente seu agradecimento ao parlamentar pela homenagem prestada e pelo elevado reconhecimento e apreço pelo Ipea e seus servidores.