Afipea lança Livro sobre Assédio Institucional
A Afipea tem o prazer de convidar a todos para prestigiar o lançamento do livro ASSÉDIO INSTITUCIONAL NO BRASIL: AVANÇO DO AUTORITARISMO E DESCONSTRUÇÃO DO ESTADO. O livro foi organizado por José Celso Cardoso Jr., presidente da Afipea, que esteve presente ativamente na luta contra a Reforma Administrativa, pesquisador do IPEA e Doutor em Desenvolvimento pelo IE-Unicamp. Também são organizadores do livro Frederico Barbosa, pesquisador do IPEA e Doutor em Sociologia pela UnB, Monique Florencio, Doutora em antropologia pela UFF e Tatiana Lemos Sandim, Doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas.
Serão três eventos que poderão ser acompanhados presencialmente ou online. Esperamos vocês! Confira:
Cerimônia na Câmara dos Deputados
03/05 – 17h
Palestrantes: Dep. Israel Batista (PSB/DF) – Frente Parlamentar Mista “Servir Brasil” em Defesa do Serviço Público, Dep. Fernanda Melchiona (PSOL/RS) – Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, José Celso Cardoso Jr. (Presidente da Afipea-Sindical, organizador e autor do livro), Deborah Duprat (Subprocuradora Geral da República aposentada, advogada e membro do Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade da SBPC. e autora do livro). Conrado Hubner (Professor na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – FD-USP, e Pesquisador do Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo – LAUT e autor do livro).
EM BREVE LINK DE ACESSO AQUI
Coletiva de Imprensa – Auditório Afipea
04/05 – 10h
SBS, Qd. 1, Bloco K Ed. Seguradoras, AUDITÓRIO
Além da coletiva a respeito do livro, no evento, também será divulgada a “Carta Aberta à Sociedade Brasileira, sua Classe Política e seus Representantes Eleitos”, com o intuito de conscientizar a sociedade a respeito da problemática do Assédio Institucional, que permeia o âmbito organizacional e moral no funcionalismo público.
Seminário “Assédio Institucional no Brasil”
05/05 – 10h
SBS, Qd. 1, Bloco K Ed. Seguradoras, AUDITÓRIO
Palestrantes de 10h00 às 12h00
Moderador: José Celso Cardoso Jr. (Doutor em Desenvolvimento pelo IE-Unicamp, desde 1997 é Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA. E entre 2019 e 2023 exerce a função de Presidente da Afipea-Sindical).
- Monique Florencio Aguiar (Doutora em antropologia pela UFF. Possui pós-doutorado pela UFRJ e pela Unesp. Integra o Laboratório de Cultura, Etnicidade e Desenvolvimento (Laced – MN/UFRJ) e realiza pesquisas em Antropologia do Estado e da Política).
- Gabriela Spanghero Lotta (Doutora em ciência política pela USP. Professora de administração pública da FGV).
- Cláudio Pereira de Souza Neto (Doutor em Direito Público pela UERJ, professor da Universidade Federal Fluminense, advogado. Autor do livro Democracia em Crise no Brasil: valores constitucionais, antagonismo político e dinâmica institucional. São Paulo: Ed. Contracorrente, 2020).
Palestrantes de 14h00 às 17h00
- Frederico Barbosa da Silva (Doutor em Sociologia pela UnB, desde 1997 é Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA e membro do Conselho Deliberativo da Afipea-Sindical no biênio 2021/2023).
- Carla Borges (Carla Borges é formada em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília e Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo. Trabalhou no Escritório da UNESCO em Genebra, no Ministério da Educação e na Secretaria Geral da Presidência da República. Criou e conduziu a Coordenação de Direito à Memória e à Verdade da Prefeitura de São Paulo de 2013 a 2016. É pesquisadora e colaboradora do Instituto Vladimir Herzog e presta consultorias em direitos humanos).
- Lawrence Estivalet de Mello (Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (FD/UFBA). Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Direito da UFBA (PPGD/UFBA). Doutor e Mestre em Direito pelo PPGD/UFPR. Bacharel em Direito (UFPEL) e em Filosofia (UFPR). Pesquisador do Grupo Transformações do Trabalho, Democracia e Proteção Social (TTDPS, FD/UFBA) e do Grupo Trabalho, Trabalhadores e Reprodução Social (TTRS, CRH/UFBA).
- Guilherme Varela (Pesquisador, advogado, gestor cultural e músico. Doutor em Direito pela USP. Diretor do Instituto Cultura e Democracia. Consultor do Movimento Brasileiro Integrado pela Liberdade de Expressão Artística (MOBILE). Foi secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (2015-16) e assessor técnico e chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (2013-15).
- Michele de Sá e Silva (Professora e Co-Diretora do Centro de Estudos Brasileiros na Universidade de Oklahoma, EUA. É PhD e Mestre em Educação Comparada e Internacional pela Columbia University. Possui também mestrado em Estudos sobre o Desenvolvimento pelo International Institute of Social Studies, Erasmus University Rotterdam, e graduação em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Sua agenda de pesquisa inclui Políticas Públicas, Educação, Direitos Humanos e Cooperação Internacional).