Afipea lança Livro sobre Assédio Institucional - Afipea

Notícias

Afipea lança Livro sobre Assédio Institucional

 

A Afipea tem o prazer de convidar a todos para prestigiar o lançamento do livro ASSÉDIO INSTITUCIONAL NO BRASIL: AVANÇO DO AUTORITARISMO E DESCONSTRUÇÃO DO ESTADO. O livro foi organizado por José Celso Cardoso Jr.,  presidente da Afipea, que esteve presente ativamente na luta contra a Reforma Administrativa, pesquisador do IPEA e Doutor em Desenvolvimento pelo IE-Unicamp.  Também são organizadores do livro Frederico Barbosa, pesquisador do IPEA e Doutor em Sociologia pela UnB, Monique Florencio, Doutora em antropologia pela UFF e Tatiana Lemos Sandim, Doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas.

Serão três eventos que poderão ser acompanhados presencialmente ou online. Esperamos vocês! Confira:

Cerimônia na Câmara dos Deputados
03/05 – 17h

Palestrantes: Dep. Israel Batista (PSB/DF) – Frente Parlamentar Mista “Servir Brasil” em Defesa do Serviço Público, Dep. Fernanda Melchiona (PSOL/RS) – Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, José Celso Cardoso Jr. (Presidente da Afipea-Sindical, organizador e autor do livro), Deborah Duprat (Subprocuradora Geral da República aposentada, advogada e membro do Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade da SBPC. e autora do livro). Conrado Hubner (Professor na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – FD-USP, e Pesquisador do Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo – LAUT e autor do livro).

EM BREVE LINK DE ACESSO AQUI

 

Coletiva de Imprensa – Auditório Afipea
04/05 – 10h
SBS, Qd. 1, Bloco K Ed. Seguradoras, AUDITÓRIO

Além da coletiva a respeito do livro, no evento, também será divulgada a “Carta Aberta à Sociedade Brasileira, sua Classe Política e seus Representantes Eleitos”, com o intuito de conscientizar a sociedade a respeito da problemática do Assédio Institucional, que permeia o âmbito organizacional e moral no funcionalismo público.

 

EM BREVE LINK DE ACESSO AQUI

 

Seminário “Assédio Institucional no Brasil”
05/05 – 10h
SBS, Qd. 1, Bloco K Ed. Seguradoras, AUDITÓRIO

EM BREVE LINK DE ACESSO AQUI

Palestrantes de 10h00 às 12h00

Moderador: José Celso Cardoso Jr. (Doutor em Desenvolvimento pelo IE-Unicamp, desde 1997 é Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA. E entre 2019 e 2023 exerce a função de Presidente da Afipea-Sindical).

  1. Monique Florencio Aguiar (Doutora em antropologia pela UFF. Possui pós-doutorado pela UFRJ e pela Unesp. Integra o Laboratório de Cultura, Etnicidade e Desenvolvimento (Laced – MN/UFRJ) e realiza pesquisas em Antropologia do Estado e da Política).
  2. Gabriela Spanghero Lotta (Doutora em ciência política pela USP. Professora de administração pública da FGV).
  3. Cláudio Pereira de Souza Neto (Doutor em Direito Público pela UERJ, professor da Universidade Federal Fluminense, advogado. Autor do livro Democracia em Crise no Brasil: valores constitucionais, antagonismo político e dinâmica institucional. São Paulo: Ed. Contracorrente, 2020).

 

Palestrantes de 14h00 às 17h00

  1. Frederico Barbosa da Silva (Doutor em Sociologia pela UnB, desde 1997 é Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA e membro do Conselho Deliberativo da Afipea-Sindical no biênio 2021/2023).
  2. Carla Borges (Carla Borges é formada em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília e Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo. Trabalhou no Escritório da UNESCO em Genebra, no Ministério da Educação e na Secretaria Geral da Presidência da República. Criou e conduziu a Coordenação de Direito à Memória e à Verdade da Prefeitura de São Paulo de 2013 a 2016. É pesquisadora e colaboradora do Instituto Vladimir Herzog e presta consultorias em direitos humanos).
  3. Lawrence Estivalet de Mello (Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (FD/UFBA). Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Direito da UFBA (PPGD/UFBA). Doutor e Mestre em Direito pelo PPGD/UFPR. Bacharel em Direito (UFPEL) e em Filosofia (UFPR). Pesquisador do Grupo Transformações do Trabalho, Democracia e Proteção Social (TTDPS, FD/UFBA) e do Grupo Trabalho, Trabalhadores e Reprodução Social (TTRS, CRH/UFBA).
  4. Guilherme Varela (Pesquisador, advogado, gestor cultural e músico. Doutor em Direito pela USP. Diretor do Instituto Cultura e Democracia. Consultor do Movimento Brasileiro Integrado pela Liberdade de Expressão Artística (MOBILE). Foi secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (2015-16) e assessor técnico e chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (2013-15).
  5. Michele de Sá e Silva (Professora e Co-Diretora do Centro de Estudos Brasileiros na Universidade de Oklahoma, EUA. É PhD e Mestre em Educação Comparada e Internacional pela Columbia University. Possui também mestrado em Estudos sobre o Desenvolvimento pelo International Institute of Social Studies, Erasmus University Rotterdam, e graduação em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Sua agenda de pesquisa inclui Políticas Públicas, Educação, Direitos Humanos e Cooperação Internacional).