Nova Presidência do IPEA e Afipea se reúnem

Notícias

Nova Presidência do IPEA e Afipea se reúnem

 

Na segunda-feira (28) a diretoria da Afipea e o novo presidente do IPEA se reuniram para discutir questões relevantes aos funcionários do IPEA. Em nome da Afipea, o presidente da José Celso Cardoso Jr. desejou boas-vindas ao novo presidente da IPEA, Erik Figueiredo. Foram abordados os seguintes pontos de pauta:

1) Transição/Mudança desnecessariamente apressada e desorganizada para as Novas Sedes do Ipea, sobretudo em Brasília.

2) Carreiras, Cargos e Concursos no Ipea:

i. Reversão da extinção dos cargos de Analistas de Sistemas, que foram postos em extinção no Decreto 10.185/19. 

ii. Aglutinação dos cargos de Técnico em Desenvolvimento e Administração e Assessor Especializado, os quais possuem a) o mesmo requisito de investidura, b) mesma tabela salarial e c) atribuições semelhantes – ver PL 6788.

iii. Aglutinação dos cargos de Auxiliar Técnico e Auxiliar Administrativo, os quais possuem a) o mesmo requisito de investidura, b) mesma tabela salarial e c) atribuições semelhantes

iv. Definição das atribuições em Lei, uma vez que os cargos possuem suas atribuições somente em Resolução.

v. Alteração da nomenclatura dos cargos. Ipea possui dois cargos com nome “Técnico”, que são de nível superior, ao contrário do padrão adotado na Esplanada. Se quiserem mais detalhes sobre a nomenclatura dos cargos, posso enviar os nomes aprovados em Assembleia há alguns anos. Nesse caso, se vocês sinalizarem que podem discutir este ponto (o qual é o menos prioritário para nós), poderemos consultar novamente a base para ratificar o escolhido.

vi. Autorização para mandato classista dos dirigentes sindicais, com afastamento formal e remuneração integral.

3) Programa de Gestão do Ipea (PdG), dentro do qual se insere a problemática do Trabalho Remoto, objeto de duas pesquisas amostrais feitas por iniciativa da Afipea.

4) Necessária, justa e fiscalmente possível reposição salarial emergencial dos Servidores Públicos.

5) Apoio à PEC 27/2021 para o refortalecimento institucional de Ipea, IBGE e INEP.

As reivindicações foram bem recebidas pelo presidente do IPEA que afirmou que são pontos que convergem com os interesses da presidência, no que tange ao fortalecimento do órgão, melhores condições técnicas de trabalho e fortalecimento e criação das carreiras dos servidores do Ipea. Por fim, o presidente se comprometeu a analisar ponto a ponto apresentado em reunião para resposta formal posterior.

Estiveram presentes na reunião representando o IPEA, o Presidente Erik Figueiredo e a assessora Katheen Lane. Representando a Afipea estiveram presentes o presidente José Celso Cardoso Jr., o vice-presidente Fernando Gaiger,  a secretária executiva Luciana Mendes, a diretora de Esporte e Lazer Graziela Zucoloto, o diretor de Assistência Social Raimundo Rocha e a gerente executiva Helena de Luca Coimbra.