A Fiocruz e o Estado Necessário

Notícias

A Fiocruz e o Estado Necessário

A Fiocruz é um patrimônio do povo brasileiro. Uma Instituição estratégica de Estado que reúne áreas fundamentais para o enfrentamento da situação sanitária e epidemiológica do país. Porém, o pensamento corrente de Estado Mínimo, a redução do alcance do Estado e o corte dos gastos e investimentos públicos tende a deixar desamparadas grandes contingentes populacionais.

O alerta é do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (ASFOC-SN). No artigo O Papel da FIOCRUZ na Perspectiva da ASFOC-SN, é explicado o conceito de Estado Necessário. “Um Estado do tamanho das necessidades do país, do seu passivo histórico e do seu projeto de desenvolvimento. O Estado não deve ser colocado como um problema, mas como parte fundamental da solução”, diz o texto.

Clique aqui para acessar o artigo O Papel da FIOCRUZ na Perspectiva da ASFOC-SN

O texto faz parte da série Desmonte do Estado e Subdesenvolvimento: Riscos e desafios para as organizações e as políticas públicas federais, desenvolvida pela Afipea em parceria com a ARCA – Articulação Nacional das Carreiras para o Desenvolvimento Sustentável.