
Mobilização do Dia do trabalhador
Neste 1º maio de 2021, poucas vezes na história republicana brasileira, houve um momento tão trágico e desolador para a classe trabalhadora nacional, inclusive para o segmento de funcionários e servidores públicos de todos os poderes e níveis da federação.
Ao invés de trabalhar para elevar e homogeneizar o padrão de vida da população residente no país, o governo Bolsonaro/Guedes age para nivelar por baixo o padrão histórico brasileiro de condições e relações de trabalho, lançando também os trabalhadores do setor público ao patamar e práticas milenares da sociedade escravocrata nacional.
Mas ocorre que o tal aumento de produtividade e a melhoria de desempenho institucional agregado do setor público, tão enganosamente propalada pela PEC 32 da Reforma Administrativa, será resultado, na verdade, de um trabalho longo e custoso, mas necessário, de profissionalização da burocracia pública ao longo do tempo. Não há, portanto, choque de gestão ou reforma liberal – menos ainda esta, de natureza autoritária, fiscalista e privatista – que superem ou substituam o acima indicado.
Por isso, a Afipea-Sindical vem atuando para construir e implementar ideias para uma reforma administrativa de natureza republicana e democrática, voltada ao fortalecimento de um modelo de desenvolvimento nacional sustentável, inclusivo, soberano, que tenha no fortalecimento das funções sociais de Estado e na valorização e profissionalização dos servidores públicos um de seus eixos principais.
Confira abaixo nossas ações, ações parceiras e materiais informativos sobre o assunto:
1. Segunda pesquisa sobre Teletrabalho – Afipea
A implementação do teletrabalho no Ipea é um debate que continua em pauta. No entanto, a pandemia tornou o “teletrabalho emergencial” uma realidade para praticamente todos da casa. Esta segunda pesquisa realizada pela Afipea, TELETRABALHO: Impactos durante a pandemia e o seu futuro, visa entender se e como essa experiência, que já se alonga por mais de um ano, afeta nossas rotinas, saúde e condições de trabalho, entre outros. Também objetiva saber como, diante desta experiência, enxergamos o futuro do teletrabalho. Com a pesquisa, a Afipea mantém seu compromisso em colaborar com medidas para a melhoria da condição de vida de tod@s e para o fortalecimento institucional do Ipea.
2. Campanha – 1º de Maio “Trabalho, Pão e Vacina Já”

Imagem que será projetada pela Afipea.
Nesta sexta-feira à noite (30), quem passar pelo Museu Nacional ou pelo Teatro Nacional terá uma surpresa. Promovido pelos coletivos de mídia do Mercado Sul (BecoB, Miracena e Retratação), em parceria com a Articulação Nacional das Carreiras para o Desenvolvimento Sustentável (ARCA), os edifícios históricos estarão com artes em prol do direito dos trabalhadores projetadas em suas fachadas.
A campanha também fará a distribuição de pôsteres para coletivos que atuam nas RAs, colarem em locais de alta circulação da cidade e fará a divulgação em massa de vídeos e artes nas redes sociais contra a precarização de trabalhadores autônomos e entregadores de aplicativos.
3. Live dos Trabalhadores
No sábado, 1º de Maio, às 14h acontece a Live dos Trabalhadores. Promovida pela CUT e demais centrais, o evento online contará com a participação de artistas, intelectuais e lideranças religiosas e políticas. O evento, que será virtual por causa da pandemia, será transmitido, às 14h, pela TVT e pelo Facebook da CUT e da Contracs. O tema é Vida, Democracia, Emprego, Vacina Para Todos e Auxílio de R$ 600, além do impacto da Covid-19 no setor cultural.
Os sindicalistas e políticos vão debater a atual conjuntura política, econômica e social do Brasil, destacando o desemprego, a escalada da inflação e medidas necessárias para combater a pandemia, gerar emprego e renda e acabar com a fome e a miséria.
Saiba a programação completa aqui.
4.Cadernos da Reforma
Para criticar, é preciso entender. Os Cadernos da Reforma Administrativa são uma contribuição técnica do Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) e da Frente Servir Brasil para nortear o debate sobre a temática no Congresso. Neste material, você irá encontrar dividido em capítulos debates sobre a Reforma Administrativa, proposta pelo Governo Bolsonaro, que tramita atualmente na Comissão de Constituição e justiça da Câmara dos Deputados.
Confira aqui os Cadernos da Reforma.
5. Mundo Pós Pandêmico
Aqui se encontram artigos de opinião e livros que apresentam contribuições relevantes para o debate sobre a pandemia de Covid-19, os desafios da crise socio-econômica e as propostas para um mundo pós-pandemia.
Acompanhe também as contribuições diversas da comunidade do Ipea sobre o tema.