Pílulas de Bom Senso #01 – Aprecie sem moderação!

Pílulas de Bom Senso #01 – Aprecie sem moderação!

O ano está terminando. É hora de parar e refletir sobre esse mar de notícias, fake news, informação e desinformação. É preciso ter calma e analisar com cautela tudo o que passou. E é esse o objetivo das “Pílulas de Bom Senso“, uma nova coleção da Afipea para fomentar um debate de alto nível sobre o Brasil atual.

Os três primeiros números serão lançados ainda em 2020. O primeiro, que circula hoje, 20 de dezembro, tem como título “Desdemocratização: Autoflagelo e Barbárie – Um guia para entender a crise brasileira e ousar alternativas civilizatórias“. Assinado pelo cientista político Roberto Xavier, o texto aborda a atual situação econômica do país a partir de uma perspectiva política.

O autor reflete sobre as eleições de 2018, a ascensão da nova direita, privatização, modelos de desenvolvimento, austeridade e até os símbolos adotados pelos últimos governos. O autor se propõe a encontrar respostas para três perguntas fundamentais:

  1. O que leva um país como o Brasil a voluntariamente negar as bases de sua jovem democracia liberal e a manutenção do Estado Democrático de Direito?
  2. O que leva um povo a se entregar, também voluntariamente, a um governo incompetente e fascista, institucionalizando um Estado policialesco que destrói políticas públicas duramente construídas, com consequências imprevisíveis?
  3. O que leva uma elite política a se degenerar de maneira tão vertiginosa, perdendo a histórica possibilidade de ruptura com um modelo de representação, que em última medida, está decretando seu próprio fim?

A próxima edição das “Pílulas de Bom Senso” será disponibilizada no próximo dia 26, um sábado. O título é Desconstrução do Estado Nacional: o fracasso do projeto liberal e alternativas progressistas para a reforma administrativa e o planejamento público. Já o número 3, “A partilha do butim: neoliberais e patrimonialistas lucram com o desmonte do Estado brasileiro“, será divulgado no próximo dia 30 de dezembro.

Faça o download do primeiro número aqui.

Acesse todas as edições.

Boa leitura!