Reunião da Afipea com novo presidente do Ipea

Notícias

Reunião da Afipea com novo presidente do Ipea

Diretoria apresenta a pauta de reivindicações dos servidores

A Afipea reuniu-se no final da tarde de terça-feira, (22), com o presidente do Ipea, Ernesto Lozardo. O encontro foi  pedido pela entidade no mesmo dia em que se deu a posse no Planalto. Participaram pela Afipea o presidente Fabio Schiavinatto e o diretor jurídico e de relações do trabalho, Almir de Oliveira Junior e, pelo Instituto, além de Lozardo, o chefe de gabinete, Márcio Simão.

Após as formalidades de apresentação, os dirigentes da Afipea entregaram ao presidente a pauta de reivindicações dos servidores que, em síntese, tratam das questões das carreiras, condições de trabalho e da participação da entidade nos processos de discussão sobre temas que alcançam direta ou indiretamente os servidores do Ipea. Adicionalmente, foram trazidas questões que abordam atribuições institucionais do Instituto e que estão em discussão tanto no âmbito do Executivo, mas sobretudo no Congresso Nacional. A Afipea posicionou-se pela necessidade de atuação institucional mais ativa nessas instâncias por parte do Ipea.

O presidente do Ipea mostrou-se receptivo e com posicionamento convergente com o pensamento da entidade. Afirmou que a Afipea será chamada a participar das discussões e que estabelecerá relação cooperativa e de construção de condições favoráveis a uma inserção institucional no Estado adequada e compatível com as reconhecidas competências dos servidores do Ipea e às necessidades do próprio Estado e da sociedade.

A Afipea traduz como positivo esse primeiro contato com a nova direção da instituição e acordará uma agenda de trabalho nos próximos dias para iniciar objetivamente as tratativas pontuais da sua pauta.