Afipea envia novo ofício ao Ministério do Planejamento

Notícias

Afipea envia novo ofício ao Ministério do Planejamento

A demanda é pela composição imediata do GT para discutir as Carreiras dos servidores do Ipea

Nesta quarta-feira (28/6) a diretoria da Afipea protocolou novo ofício no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão pedindo o cumprimento do Acordo Salarial fechado em dezembro de 2015 que estabelece, em seu Parágrafo Quarto, a criação de um Grupo de Trabalho com representantes da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho no Serviço Público (SEGRT/MP), do Ipea e da Afipea para a discussão do Plano de Cargos e Carreiras do Instituto.

O objetivo deste GT negociado ao longo da campanha salarial para o período 2016-19 é discutir as possibilidades de solução para a questão dos cargos da área de gestão, administração e TI corrigindo definitivamente o equívoco cometido na elaboração da Lei nº 11.890, de 2008 que deixou à margem os servidores ocupantes destes cargos que, por consequência, gerou inestimável prejuízo à instituição. Muitos destes excelentes quadros deixaram o Ipea em busca de carreiras mais estruturadas em outros órgãos de governo e diminuiu sensivelmente a sua atratividade.

A iniciativa decorre da mudança ocorrida ainda esta semana na titularidade daquela Secretaria, responsável pela organização das carreiras da administração pública. Tomou posse o Sr. Augusto Akira Chiba em substituição à interina, Sra. Edina Maria Rocha Lima.

A direção do Ipea foi avisada da iniciativa. Desta forma, fica reiterada a importância da questão para a Afipea que aguarda também o estabelecimento de uma agenda com a própria instituição para tratar do assunto.