Leia a publicação – Que Serviço Público Queremos
Entre outubro de 2017 e janeiro de 2018, a Afipea, com o apoio do Fonacate, reuniu diversos pesquisadores do campo da administração pública, estado e proteção social para produzir breves estudos sobre temas que despontavam na discussão pública acerca do papel do funcionalismo brasileiro. A campanha de difamação do serviço público promovida pelo próprio governo federal, com amplo apoio da mídia e do Banco Mundial, foram o pontapé para realizarmos este projeto.
O projeto se desenvolveu em três fases:
• Entre outubro e novembro de 2017, a Afipea entrou em contato com as/os pesquisadores e realizou discussões preliminares sobre os objetivos do projeto.
• Em 27 de novembro de 2017, realizou-se, com apoio do Fonacate, um seminário no auditório Nereu Ramos do Congresso Nacional, quando foram apresentadas versões preliminares das contribuições.
• Entre janeiro e abril de 2018, foram finalizados os textos, bem como elaborada a síntese a ser apresentada na 5ª Conferência de Carreiras Típicas de Estado (CONCATE).
Estiveram envolvidos nesse projeto as/os seguintes pesquisadoras e colaboradoras, a quem agradecemos imensamente a dedicação do seu tempo e expertise – já que nenhum delas recebeu qualquer remuneração, apenas ajuda de custo e custeio dos deslocamentos.
Alessandra de Moura Cadamuro – DIEESE/DF
Antonio Lassance – IPEA
Daniela Verzola Vaz – UNIFESP
Felix Garcia Lopez Jr. – IPEA
Fernando Augusto Mansor de Mattos – UFF/Universidade de Columbia
Joana Mostafa – IPEA
Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna – UFRJ
Mário Lisboa Theodoro – Consultoria Legislativa/Senado Federal
Ressaltamos que o conteúdo dos textos produzidos, bem como a apresentação realizada na 5ª. CONCATE em 18 de abril de 2018, apesar de baseados nas contribuições dos pesquisadores mencionados, é de inteira e exclusiva responsabilidade da Afipea.
Esperamos que essa contribuição seja seguida de outras mais, de forma que as entidades de servidores públicos se coloquem como protagonistas do diálogo com toda a sociedade brasileira sobre o que queremos do serviço público.
Saudações!