Podcast Mundo Pós Pandemia – Entrevistas – EP. 04

Notícias

Podcast Mundo Pós Pandemia – Entrevistas – EP. 04

As entrevistas na íntegra do quarto episódio do podcast Mundo Pós Pandemia, já estão disponíveis! O tema agora é: Pandemias e Cidade.

A covid-19 desembarcou no Brasil no início de 2020. O cenário era mais ou menos o seguinte: um país com 213 milhões de habitantes e mais de 84% desses vivendo em cidades. 31% em cidades com mais de 500 mil pessoas. Cerca de 47% da população sem acesso ao serviço de esgotamento sanitário. 16% sem água tratada e 38% sofrendo algum tipo de vulnerabilidade de acesso ao recurso.

Falando sobre moradia, quase 10% dos brasileiros viviam em imóveis com seis ou mais moradores e quase 20% viviam em imóveis com mais de dois moradores por dormitório. A posse era irregular em ao menos 8% dos casos. A renda familiar média per capita ficou em 1.349 reais em 2020, mas os proventos mensais dos 50% mais pobres ficam em 453 reais. Trabalhadores gastavam, em média, 32 dias do ano em deslocamento casa-trabalho. Ou seja, longe do local de trabalho. Mas também longe de serviços públicos em geral. Análises feitas pelo Ipea nas 20 maiores cidades do brasil, mostraram que em 12 delas os moradores de assentamentos precários, como favelas, levavam, em média, mais de 15 minutos caminhando pra conseguir atendimento no sistema público de saúde. Em 8, os moradores das favelas levavam, em média, mais de 15 minutos até a escola de educação infantil.

Mas como chegamos a tal configuração de cidade, no Brasil? Como ela contribuiu para a propagação da covid-19? O que esta e outras pandemia ao longo da história nos ensinam sobre as limitações desse modelo de desenvolvimento urbano?

Quem nos ajuda a refletir sobre essas questões são Evaniza Rodrigues, militante da União Nacional pela Moradia Popular, Fania Fridman, professora e pesquisadora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional e coordenadora do Grupo de Estudos do Território e de História Urbana, Kazuo Nakano arquiteto, urbanista e demógrafo, professor do Instituto das Cidades da Universidade Federal de São Paulo, e Rafael Pereira, pesquisador do Ipea.

Para acessar as entrevistas na íntegra basta entrar no YouTube Afipea Sindical e conferir! Este podcast faz parte do projeto “BICENTENÁRIO (1822/2022) DA INDEPENDÊNCIA… OU MORTE?! O FUTURO DO BRASIL EM DEBATE”.

ACESSE AS ENTREVISTAS AQUI.

Créditos:
Criação: Afipea
Idealização: José Celso Pereira Jr.
Direção Jornalística, roteiro e edição: Lucas Scherer
Arte: Henrique Euzébio
Divulgação: Maria Luíza Diniz e Marina Semeraro Rito