Afipea solicita reconsideração da volta ao presencial no IPEA

Notícias

Afipea solicita reconsideração da volta ao presencial no IPEA

Nesta quinta-feira (06/01) a Afipea protocolou o “Ofício Afipea sobre Trabalho Presencial no Ipea, particularmente no Ipea-RJ, diante do claro recrudescimento da pandemia causada pela variante ômicron da Covid-19” ao presidente do Ipea. O documento tem objetivo de pedir que a volta presencial seja considerada. Especificamente:

1) Adoção temporária do regime de teletrabalho integral para todos os servidores até que se evidencie um arrefecimento da nova explosão de infecções e de forma que todos possam tomar suas doses de reforço com o mínimo de exposição à riscos possíveis.

2) Em caráter de extrema urgência a adoção de regime teletrabalho remoto com plantões de atendimento para os terceirizados do Rio de Janeiro. Os colegas terceirizados do Rio encontram-se em trabalho presencial, concentrados nesses andares, havendo, assim, a evidente preocupação entre eles do contágio se estender.

O documento foi assinado pelo presidente em exercício da Afipea do Rio de Janeiro, Fernando Gaiger Silveira. Leia a seguir, a carta na íntegra.

Ofício Afipea nº 01/2022                                                                  Brasília – DF, 06 de janeiro de 2022.

Sr. Carlos von Doellinger
Presidente
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea
 Ref.: Ofício Afipea sobre Trabalho Presencial no Ipea, particularmente no Ipea-RJ, diante do claro recrudescimento da pandemia causada pela variante ômicron da Covid-19

 

Prezado Senhor Presidente,

Em face das constantes notícias publicadas nos meios de comunicação sobre o recrudescimento de infecções (e internações) por Covid-19 no início deste ano de 2022 no Brasil, e, em particular, no Rio de Janeiro, além do risco já identificado de dupla infecção (Covid-19 e Influenza), como exemplificam os links a seguir:

https://oglobo.globo.com/rio/omicron-taxa-de-positividade-de-testes-por-covid-19-no- rio-ultrapassa-os-40-25342601

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/blog/edimilson-avila/post/2022/01/05/rj-tem-26- cidades-com-suspeita-de-casos-de-omicron-resultados-positivos-de-testes-de-covid- na-capital-chegam-a-16percent.ghtml

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/rio-de-janeiro-tem-explosao-de-casos-de-covid-19- em-apenas-quatro-dias-de-2022/

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-01/com-novos-casos-de-covid-19- rio-cancela-blocos-de-rua-no-carnaval

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/flurona-casos-de-coinfeccao-por-covid-19-e-gripe- sao-registrados-em-estados/

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/rj2/video/rio-registra-aumento-de-casos-de-covid- e-tambem-de-dupla-infeccao-com-a-gripe-10183382.ghtml

https://oglobo.globo.com/rio/covid-19-testes-positivos-para-doenca-saltaram-de-5- para-30-em-unidades-da-rede-particular-no-rio-25341285

E considerando também que inevitavelmente tal recrudescimento afetará a comunidade Ipeana, conforme confirma-se com a notícia de que casos de Covid-19 foram confirmados em servidores terceirizados do Rio de Janeiro. Concretamente, já são 3 casos no 19º andar e 2 casos no 16º, além de casos em que familiares se encontram infectados, torna-se imperativo que novas medidas sejam tomadas pela Diretoria Colegiada do Ipea para resguardar a saúde dos servidores do Instituto.

Vale ressaltar ainda o fato de que os demais órgãos federais que ocupam o mesmo edifício onde atualmente encontram-se as instalações do Ipea no Rio de Janeiro (Banco Central e Susep) não retornaram ao trabalho presencial.

Anteriormente, a Diretoria Colegiada do Ipea optou pela acertada decisão de preservar o regime de teletrabalho emergencial até que se tenha ampla cobertura vacinal contra a Covid-19, e maiores informações sobre as novas cepas e seus riscos.

Pelo exposto, nós, na Afipea, por meio deste ofício, solicitamos que novamente tal decisão seja considerada. Especificamente:

1) Adoção temporária do regime de teletrabalho integral para todos os servidores até que se evidencie um arrefecimento da nova explosão de infecções e de forma que todos possam tomar suas doses de reforço com o mínimo de exposição à riscos possíveis.

2) Em caráter de extrema urgência a adoção de regime teletrabalho remoto com plantões de atendimento para os terceirizados do Rio de Janeiro. Os colegas terceirizados do Rio encontram-se em trabalho presencial, concentrados nesses andares, havendo, assim, a evidente preocupação entre eles do contágio se

Desde já, colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos ou tratativas sobre o conteúdo aqui exposto.

Atenciosamente,

Fernando Gaiger Silveira

                                                          Presidente Regional RJ Afipea e Afipea Sindical

Clique aqui para ver o documento oficial.