O Desmonte do Estado Brasileiro e o Projeto de Contrarreforma da Educação Superior
O governo federal pretende impor um modelo de educação superior que representa uma total destruição do modelo de educação pública, gratuita, de qualidade, laica e socialmente referenciada. Isto é explicado no artigo “O Desmonte do Estado Brasileiro e o Projeto de Contrarreforma da Educação Superior“, assinado pelo Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superio (ANDES-SN).
Clique aqui para acessar o artigo
O texto aborda desde a Constituição Federal de 1988 até o projeto FUTURE-SE, descrito como “pautado nas orientações dos organismos internacionais e baseado em um conjunto de informações mentirosas e de fake news”. “Por isso avaliamos que nosso desafio central, nessa conjuntura de retrocessos, seja o de construir a mais ampla unidade de ação no conjunto do funcionalismo público, em diálogo estreito com movimentos sociais e outras categoriais de trabalhadore(a)s, para que possamos resistir”.
O texto faz parte da série Desmonte do Estado e Subdesenvolvimento: Riscos e desafios para as organizações e as políticas públicas federais, desenvolvida pela Afipea em parceria com a ARCA – Articulação Nacional das Carreiras para o Desenvolvimento Sustentável.