Nota pública – O IPEA NA TRANSIÇÃO DE GOVERNO 2022/23

Notícias

Nota pública – O IPEA NA TRANSIÇÃO DE GOVERNO 2022/23

Servidores públicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), por meio da liderança de seu sindicato (AFIPEA), encaminharam recentemente um conjunto de estudos técnicos à Comissão de Transição do novo Governo eleito. O documento chamado de Subsídios para a Transição de Governo foi elaborado em tempo recorde contendo 53 notas técnicas em assuntos relacionados aos 26 grupos temáticos instituídos pela comissão da transição.

O amplo leque de temas e assuntos demonstra, de modo claro, a significativa capacidade de elaboração de conhecimento especializado em documentos técnicos com a qual o Ipea pode contribuir para a discussão das propostas e planos do governo que se inicia em janeiro de 2023. Esse material é resultado, de um lado, dos esforços acumulados de pesquisa em diversas áreas de políticas públicas, e, de outro lado, dos compromissos institucionais na avaliação das políticas públicas e na elaboração dos planos plurianuais do governo federal.

A despeito da relevância pública creditada à instituição ao longo dos anos por muitos setores da administração pública, da academia e da sociedade civil, os seus servidores entendem que um processo de enfraquecimento e silenciamento institucional foi posto em marcha durante o mandato de governo que ora se finda, o qual precisa ser contido e suas consequências reparadas.

Este documento tem o propósito de apresentar elementos da situação atual, o seu quadro crítico, e sugerir encaminhamentos para o soerguimento desta instituição que é um patrimônio de todos os brasileiros.

LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA AQUI.