Entre a realidade e a ficção: sanitarista lança livro sobre epidemia

Notícias

Entre a realidade e a ficção: sanitarista lança livro sobre epidemia

Marina Semeraro Rito

O livro “Enigmas de Monte Martelo – Vidas em Quarentena” do associado Vitor Pinto, servidor público aposentado do Ipea e associado da Afipea, teve inspiração no momento difícil passado pela quarentena no Brasil. O livro aborda a politicagem e o desrespeito à ciência que afligem a cidade fictícia de Monte Martelo, onde o vírus ixtiwa ocasiona isolamento e altera uma comunidade que, em parte, traz em si a resistência à mudança.

O autor descreve o livro como uma ficção, mas com embasamento técnico em ciência e pesquisa e declara que “O sentimento maior é de satisfação por ter conseguido produzir algo que pode ser útil num momento tão crítico, em que a sociedade e cada brasileiro sentem que o chão parece faltar a seus pés.”.

O cenário descrito na história parece superar a grave crise presente com a covid-19. Em uma escala inferior à da abrangência global com a pandemia, o texto registra efeitos de uma epidemia, o que o autor atribui como inspiração. “Acho que este costume de enfrentar desafios de momento tem duas origens. Uma é dos longos anos de trabalho no Ipea, fazendo parte de um grupo profissional que se acostumou a “entrar em divididas”, atuar na solução de impasses que afetam vários interessados (no caso vários Ministérios); outra é que, como sanitarista sempre lidei com problemas que afetam populações inteiras”, explica.

No texto, o escritor busca retratar um universo mais restrito, mas que revela elementos como a falta de segurança trabalhista “Acho que dá para ver refletida a situação em que nossos empregos se foram. Abordo a falta de aposentadoria e o que será dos jovens futuros trabalhadores”, conta Vitor Pinto.

O associado da Afipea, também pontuou que ficaria satisfeito se a leitura contribuísse para que as pessoas reajam positivamente a situação vivida, organizando-se em torno de novas soluções, diante de dois grandes impasses/desafios: O negativismo oficial que fez do Brasil o pior dentre todos no mundo em relação ao enfrentamento da pandemia e o desmonte das estruturas de proteção dos trabalhadores.

Enigmas de Monte Martelo teve uma espécie de lançamento doméstico recente, mas a pandemia tem afetado a maior divulgação inicial. Com 200 exemplares financiados por investimento do próprio autor, a obra se encontra na livraria Leitura (a R$ 50) e na Amazon é possível encontrar a versão em e-book, a R$ 30. Pedidos também podem ser feitos diretamente no e-mail pvitorgomes@gmail.com

Link do livro na Amazon: clique aqui