Pílulas de Bom Senso #02 – Aprecie sem moderação!
Refletir sobre as transformações (para bom e para ruim), as desinformações e as informações do ano que está acabando. É este o objetivo das publicações “Pílulas de Bom Senso”, editadas pela Afipea. Neste segundo número, o economista José Celso Cardoso Jr. reflete sobre o “austericídio”, pandemia e o colapso do liberalismo econômico.
Segundo o autor, Austericídio é um conjunto de pressupostos ideológicos e diretrizes de política macroeconômica que conformam um arranjo institucional de gestão da área econômica do governo Bolsonaro/Guedes. Além de possuir precária fundamentação teórica e histórica, o Austericídio produz resultados opostos aos desejados, com enormes e negativas repercussões sobre a capacidade de crescimento, geração de empregos e distribuição de renda e riqueza.
Com o título “Desconstrução do Estado Nacional: o fracasso do projeto liberal e alternativas progressistas para a reforma administrativa e o planejamento público”, o texto aborda o desmonte do Estado e da Constituição Federal de 1988, os fundamentos do Estado, as diretrizes para uma reforma progressista e o planejamento público como a arte da boa política. “É preciso que a implementação, a gestão das políticas públicas e a entrega efetiva de bens e serviços do Estado à população sejam os verdadeiros critérios de aferição e perseguição do desempenho institucional do Estado brasileiro”, defende o autor.
Confira todas as Pílulas de Bom Senso
Boa leitura!