O papel da CAPES e do Sistema Nacional de Pós-Graduação no Desenvolvimento Brasileiro: implicações do seu desmonte
![O papel da CAPES e do Sistema Nacional de Pós-Graduação no Desenvolvimento Brasileiro: implicações do seu desmonte](https://afipeasindical.org.br/wp-content/uploads/2024/10/capes.png)
São falaciosas quaisquer afirmações de aparelhamento ideológico, político ou partidário da Capes. O que se observa, ao contrário, é que durante governos de diferentes matizes, de Collor a Dilma, sempre houve uma continuidade de professores como executivos e nas demais atividades realizadas pela Capes, o que aponta para a construção de uma política de educação e de ciência & tecnologia de Estado, e não de governo. Este processo precisa continuar, para o bem da Capes, do Sistema Nacional de Pós-Graduação e do Brasil.
É esta a ideia apresentada no artigo O papel da CAPES e do Sistema Nacional de Pós-Graduação no Desenvolvimento Brasileiro: implicações do seu desmonte. Assinado pela Associação dos Servidores da Capes e pelo Sindicato Nacional de Gestores de Ciência & Tecnologia, o texto traz um histórico do Sistema Nacional de Pós-Graduação e do Brasil, analisa questões orçamentárias e debate a questão do público X privado como pano de fundo do desmonte do Estado.
Clique aqui para acessar o artigo O papel da CAPES e do Sistema Nacional de Pós-Graduação no Desenvolvimento Brasileiro: implicações do seu desmonte
O texto faz parte da série Desmonte do Estado e Subdesenvolvimento: Riscos e desafios para as organizações e as políticas públicas federais, desenvolvida pela Afipea em parceria com a ARCA – Articulação Nacional das Carreiras para o Desenvolvimento Sustentável.