Nota 29 - Bicentenário da Independência / Civilização... ou Morte / Barbárie?! - Afipea

Notícias

Nota 29 – Bicentenário da Independência / Civilização… ou Morte / Barbárie?!

 

No dia do Economista a Afipea traz, em forma de nota técnica, uma reflexão sobre o bicentenário da independência do Brasil, com texto de autoria de José Celso Cardoso Junior. Abaixo, uma pequena introdução:

O Brasil encontra-se, mais uma vez em sua história, diante de desafios e escolhas irreconciliáveis. Ou se submete aos processos de moralização arcaica dos costumes, valores antidemocráticos e criminalização da política, sindicatos e movimentos sociais, ou se levanta e luta. Ou adota o caminho da mediocridade e da subalternidade econômica, política e social, mas também intelectual, moral e cultural, ou se reinventa como nação para reescrever o seu próprio destino histórico.

Na quadra histórica em que a humanidade se encontra desde princípios do século XXI, já parece claro o colapso (ou ao menos algumas tendências nítidas de grande enfraquecimento institucional e disfuncionalidades práticas) das regras gerais de organização, regulação e funcionamento dos sistemas (econômicos, políticos, sociais, culturais, tecnológicos e ambientais) dominantes em escala planetária.

LEIA A NOTA AQUI.