Livro “Ipea diante do Espelho” será lançado em evento online

Notícias

Livro “Ipea diante do Espelho” será lançado em evento online

Na próxima sexta-feira, 22 de maio, às 16 horas, a Afipea realiza um evento online para lançamento do livro “Ipea diante do espelho: contribuições da Afipea-Sindical para reflexão e desenvolvimento institucional”. A publicação marca o aniversário de 35 anos da Afipea.

A publicação é uma homenagem da gestão “Afipea por Direitos e Democracia” (2019-2021) aos 56 anos do surgimento do Ipea (1964-2020). O livro foi idealizado e produzido como contribuição à reflexão e ao desenvolvimento institucional do órgão, rumo ao seu 60º aniversário. Uma das especificidades da publicação é contar com a contribuição de pesquisadores e acadêmicos que tiveram o Ipea como objeto de suas pesquisas. O trabalho também revela a importância do órgão no mundo acadêmico e governamental, sobretudo, como produtor de conhecimento, tanto em planejamento como em políticas públicas.

Ainda que estruturado a partir de reflexões críticas de não-ipeanos, o livro teve contribuições de ipeanos, sob convite da Afipea. A temática do documento aborda o Ipea a partir de suas funções institucionais: planejamento governamental, assessoria direta, pesquisa aplicada e capacitação de servidores. Adicionalmente, enfoca momentos e histórias específicas para uma compreensão contextualizada acerca do Ipea em ação.

Entre os autores há um ponto em comum: a percepção de que o Ipea tem sido um órgão do Estado brasileiro tão importante quanto subaproveitado pelos mais altos escalões da República, razão pela qual tem convivido com uma aparente (ou será permanente?) crise institucional identitária, relacionada tanto à sua missão precípua, como ao seu ethos organizacional e cultural primordial.