GOVERNO BOLSONARO: DEFORMAS E RETROCESSOS

GOVERNO BOLSONARO: DEFORMAS E RETROCESSOS

Foto: Correio Braziliense

Na Pílula de Bom Senso 12 da Afipea, o autor Paulo Kliass explana sobre os retrocessos ocasionados pelo atual Governo Federal e sobre as consequências das reformas políticas e econômicas que a gestão implantou e segue na tentativa de implantar no país. Com Apresentação do professor de Jornalismo e Comunicação na Universidade de Coimbra, João Figueira, esta edição da série aprofunda a discussão do cenário político atual diante da pandemia, traz à tona a volta do ex-presidente Lula e traça um paralelo entre as atitudes do Presidente Jair Bolsonaro e governos autoritários já vivido em outros países.

A Pílula da Bom Senso 12 da Afipea pode ser lida em sua íntegra AQUI. Leia um trecho da publicação:

“A agenda política do atual governo brasileiro se compõe de um conjunto de medidas elaboradas por aquele que tem sido apresentado como o “superministro” do Presidente Bolsonaro – Paulo Guedes, no comando da economia. Na verdade, a alcunha não é de todo descabida. Afinal, nunca antes na História republicana do país algum ministro concentrou tamanho poder de decisão na área econômica.”

(…)

“Ocorre que o diagnóstico oferecido por Guedes se resumia a identificar em uma suposta “excessiva presença estatal” todos os problemas da economia brasileira. Assim, ao recuperar uma agenda neoliberal extremada e ultrapassada, ele se propunha a missão de promover a destruição do Estado e o desmonte de suas políticas públicas. A senha para dar início a tal trajetória foi a necessidade de recuperar o equilíbrio fiscal a qualquer custo”.

A Pílula da Bom Senso 12 da Afipea pode ser lida em sua íntegra AQUI.