Dia do Servidor

Notícias

Dia do Servidor

Afipea participa dos eventos comemorativos

No último dia 28 foi celebrado o Dia do Servidor e a Afipea foi convidada a participar de dois eventos comemorativos. Pela manhã, na Fundação Fiocruz, o presidente da entidade, Fabio Schiavinatto, compôs a mesa com outras autoridades representativas dos servidores públicos para o lançamento da Semana Nacional dos Servidores – iniciativa que pretende oficializar institucionalmente a data, tal qual ocorre em outros países, de acordo com recomendação da ONU no sentido de valorizar e prestigiar o exercício da atividade profissional na administração pública.

À tarde, o presidente da Afipea também integrou a mesa de palestrantes em cerimônia realizada no próprio Ipea, na qual estavam presentes o presidente do Instituto, Jessé Souza, o diretor de Desenvolvimento Institucional, Alexandre Cunha, e o ex-ministro João Paulo dos Reis Veloso, primeiro presidente do Ipea. No Rio, a Afipea foi representada pelo seu vice-presidente regional, Salvador Werneck.

Em ambos os eventos, Schiavinatto discorreu sobre o momento pelo qual passa o Brasil e suas consequências para os servidores:

“Por conta das crises econômica e política vividas pelo país, os servidores enfrentam muitas dificuldades para manter a qualidade dos serviços prestados e da própria situação remuneratória e profissional, e são atacados, por um lado, pela mídia e suas falsas teses de inchaço da máquina pública e ineficiência administrativa e, por outro lado, pelo próprio governo, que arrasta as negociações salariais e, em nome do ajuste fiscal, retira direitos conquistados há tempos pela classe”.

O presidente ressaltou ainda a necessidade de os servidores se manterem atentos e mobilizados para preservarem seus direitos e defenderem a sociedade por meio da oferta de serviços de alta qualidade, que correspondam a uma justa contrapartida aos tributos pagos por todos.