Dia do Servidor!

Notícias

Dia do Servidor!

A Afipea parabeniza todos os Servidores Públicos do país neste 28 de outubro pelo importante papel desempenhado para o funcionamento do Brasil. Em especial, neste ano, diante da tentativa de precarização do trabalho do servidor público com a Reforma Administrativa. Os diversos motivos do porque a PEC 32/2020 representa o sucateamento do serviço público e, portanto, não deve ser aprovada podem ser lidos na Nota Técnica da Afipea nº20.

A Associação também reforça sua indignação com os recentes ataques aos servidores no âmbito do assédio institucional e para isso contabiliza os casos por meio do Assediômetro, instrumento criado para demonstrar a amplitude de um conjunto de discursos, falas e posicionamentos públicos, bem como imposições normativas e práticas administrativas, realizado ou emanado (direta ou indiretamente) por dirigentes e gestores públicos localizados em posições hierárquicas superiores, e que implica em recorrentes ameaças, cerceamentos, constrangimentos, desautorizações, desqualificações e deslegitimações acerca de determinadas organizações públicas e suas missões institucionais e funções precípuas.

Também pela data de homenagem ao servidor público, a Afipea realizou o evento ‘’Carreiras Públicas Para o Desenvolvimento Nacional: Conceitos, Critérios e possibilidades para o Ipea’’, para discutir internamente com os servidores do Ipea as carreiras públicas e cargos típicos de Estado está entre os mais importantes no debate corrente sobre a reforma administrativa, embora seja um dos mais mal compreendidos e mal tratados pelas pessoas e organizações envolvidas com o assunto. O evento contou com explanações dos especialistas Luiz Alberto dos Santos, com o tema “Carreiras no Serviço Público, Governança e Desenvolvimento”, e José Sebastião Santos, que falou sobre “Cargos e Carreiras do IPEA na Administração Pública Federal” e pode ser acessado na íntegra AQUI.

Por fim, a Associação deixa um vídeo como provocação e fomento do debate. O vídeo “Funcionalismo Público”, do canal Porque o Estado Importa, ressalta a importância das nossas instituições e funcionários que trabalham em prol da sociedade com liberdade, independente da atual gestão governamental, em busca um estado plural, funcional e democrático. ASSISTA AQUI.