Conheça o valor social do seu imposto

Notícias

Conheça o valor social do seu imposto

Quantos estudantes de Ensino Fundamental estudam graças ao valor que você paga de impostos?
E quantas pessoas são atendidas na saúde pública?

Esses e outros impactos sociais dos impostos são mostrados na nova calculadora tributária da OXFAN Brasil. O site O valor do seu imposto permite aos usuários saberem quanto pagam de impostos de acordo com a renda mensal, incluindo tudo que recebem durante o mês.

O cálculo é feito automaticamente e é capaz de mostrar como a pessoa ajuda anualmente diretamente ou indiretamente estudantes da educação fundamental, pessoas atendidas na saúde pública, metros quadrados de vias públicas, quilos de lixo coletados ou pontos de iluminação pública.

A ferramenta lançada foi montada sob uma base inédita elaborada a partir de diferentes pesquisas e dados públicos, em busca de um sistema justo de cobrança de impostos que seja transparente, equilibrado e com mecanismos que combatam a corrupção, promovendo a expansão das políticas públicas, sociais e principalmente combatendo a pobreza extrema existente no país.

No site existe também uma ferramenta de comparação da contribuição de impostos entre diversas faixas de renda, para evidenciar como no Brasil as pessoas que estão entre os 2% com menor renda (pouco mais de R$ 800) contribuem proporcionalmente mais do que as pessoas que estão entre os 0,2% de renda mais alta no país (mais de R$ 375 mil). Enquanto o primeiro grupo paga, em média, 25% de sua renda ao pagamento de impostos, os mais ricos contribuem com apenas 7% de sua renda. A média de contribuição com impostos no Brasil é de 19% da renda.

Clique aqui para acessar a página O Valor do seu Imposto

Veja mais no vídeo abaixo:

Texto: Marina Rito