
Ciclo de Gestão se reúne com Segep
O encontro discutiu aspectos da reforma administrativa
No dia 13 passado, o Ciclo de Gestão se reuniu com o Secretário de Gestão Pública do Ministério do Planejamento (Segep/MP), Genildo Lins, para discutir alguns pontos específicos das medidas enviadas pelo governo ao Congresso Nacional no contexto do ajuste fiscal. Foi colocada em destaque a necessidade de alteração da medida provisória 689 (MP 689). As entidades do Ciclo defendem alteração no texto de forma a manter a possibilidade de suspensão do vínculo de servidor em licença. O Secretário reconheceu a necessidade de mudança no texto.
A Afipea, em pleito específico, pediu uma posição ao Secretário sobre a questão da aglutinação de cargos das áreas administrativas e de TI do Ipea, a criação de carreira específica e remuneração por subsídio. Os dirigentes, Fabio Schiavinatto e Lucas Benevides, argumentaram que há pelo menos três anos as negociações se arrastam e que no final do ano passado representantes da Afipea, do Ipea e do Ministério teriam chegado ao consenso com pareceres técnico e jurídico favoráveis ao primeiro passo (aglutinação de cargos).
Os diretores da Afipea ainda ressaltaram os efeitos negativos causados ao Instituto pela edição da Lei Nº 11.980/2008, que contemplou apenas a carreira de Técnico de Planejamento e Pesquisa, entre estes, a evasão de servidores daquelas áreas para outros órgãos de governo com plano de cargos e carreiras bem estruturadas, o desestímulo aos profissionais que permanecem e a perda de atratividade para ingresso. Diante do exposto, o Secretário disse que esse assunto deveria ser posto na mesa de negociações com a Secretaria de relações de Trabalho (SRT/MP).
A Afipea reafirma aos seus filiados que esse pleito é o único colocado pelo sindicato em pauta específica da campanha salarial de 2015, ainda em andamento.