Cadernos sobre Reforma Administrativa

Notícias

Cadernos sobre Reforma Administrativa

Já estão disponíveis as três primeiras edições dos Cadernos da Reforma Administrativa. O número 1 trata da produtividade e caminhos para o crescimento econômico no Brasil; o segundo, do ciclo laboral no setor público brasileiro; e o terceiro, da regulamentação do direito de negociação coletiva e de greve o setor público. O objetivo é qualificar o debate sobre o serviço público, com foco no governo, parlamentares, jornalistas, acadêmicos e nos próprios servidores públicos.

“Contamos com a leitura atenta e crítica de todos e todas, bem como com toda ajuda possível na divulgação e na defesa dessas ideias para uma reforma administrativa de natureza republicana e democrática, voltada ao fortalecimento de um modelo de desenvolvimento nacional sustentável, inclusivo, soberano, que tenha no fortalecimento das funções sociais de Estado e na valorização e profissionalização dos servidores públicos um de seus eixos principais”, afirma José Celso Cardoso Jr., presidente da Afipea. A Afipea já publica Notas Técnicas sobre a reforma administrativa.

Os Cadernos da Reforma Administrativa recebem a assinatura do Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) para ampliar o alcance e reunir contribuições de servidores de várias áreas. “Somos nós, os próprios servidores públicos, os que mais têm condições teóricas e práticas de produzir a melhor explicação situacional possível e as mais adequadas e aderentes proposições ou soluções para os problemas de desenho organizacional e de desempenho institucional do governo federal”, explica José Celso.

Novas edições serão publicadas. Devem ser elaborados estudos com cinco eixos principais: dimensões relevantes da administração pública federal, áreas de atuação, fundamentos da ocupação no setor público, política nacional de recursos humanos no setor público e republicanização e democratização das estruturas e formas de funcionamento dos aparatos governamentais. Devem ser tratados também assuntos como combate aos privilégios, à injustiça e à corrupção, além de medidas para valorização e profissionalização do serviço público e servidores..

Clique aqui para acessar os Cadernos da Reforma Administrativa

Clique aqui para ler as Notas Técnicas da Afipea sobre a Reforma Administrativa