Ato online às 19 horas

Notícias

Ato online às 19 horas

Na data de hoje, 31 de março de 2021, completam-se 57 anos do golpe militar de 1964, que deu início a uma longa e tenebrosa noite de 21 anos. Foram anos de graves violações de direitos humanos, mortes, torturas, desaparecimentos, execuções, exílio, censura e humilhações contra os brasileiros.

No momento em que completamos 57 anos deste vergonhoso episódio da nossa história forças retrógradas buscam negar os fatos passados através de um revisionismo histórico. Temos um governante que explicitamente defende a tortura e celebra figuras de torturadores, além de estimular a comemoração de data tão terrível para qualquer ser civilizado.

Desta forma, nesta data, a Afipea apoia manifestações que busquem lembrar e repudiar aqueles momentos de terror.

Por isso, apoiamos a realização do Ato Político-Cultural do Samba do Peleja e do coletivo Samba da Resistência, que será transmitido às 19 horas neste link e será compartilhado aqui na página da Afipea. O evento também servirá para arrecadar recursos que serão destinados a doações de cestas básicas organizada pelo movimento feminista do DF e pelo Fundo de Apoio à Periferia do DF.

Também compartilhamos a seguinte coletânea de filmes, disponibilizados pelo Núcleo de Direitos Humanos do Departamento de Direito da PUC-Rio, que retratam a Ditadura Militar no Brasil.

“O dia que durou 21 anos”
https://t.co/3nVc2kv150

“Cidadão Boilesen”
https://t.co/YRbWGLxOcx

“Dossiê Jango”
https://t.co/NwYKbv0VuS

“Jango”
https://t.co/a7L8DHZQWK

“Marighella”
https://t.co/NnpHmgJelZ

“Vlado”
https://t.co/wrHUgqksja

“Hércules 56”
https://t.co/CYxrVD4WkR