Anacronismos da Reforma Administrativa: Autoritarismo, fiscalismo, privatismo

Anacronismos da Reforma Administrativa: Autoritarismo, fiscalismo, privatismo

O Brasil possui o mais completo estoque potencial de conhecimentos sobre as estruturas e as formas de funcionamento da administração pública federal brasileira, que pode levar a propostas interessantes para o Estado. Porém, a reforma administrativa apresentada pelo Governo Federal é composta por propostas que carecem da mínima compreensão sistêmica.

É este o cerne da Nota Técnica Anacronismos da Reforma Administrativa: Autoritarismo, fiscalismo, privatismo, lançada pela Afipea. Com a assinatura de José Celso Cardoso Jr., pesquisador do Ipea e presente da Afipea, o texto aponta que importa ao Estado ser agente capaz e ativo no enfrentamento e resolução dos grandes problemas nacionais, tendo sempre como destino a melhoria das condições de vida da população e a projeção do Brasil como nação livre, soberana, sustentável, igualitária, democrática, justa etc.

Na visão do autor, é preciso, sim, pensar em reforma. Para isso, propõe seis medidas para profissionalizar a administração pública, aperfeiçoar a gestão, ampliar a transparência, democratizar a gestão pública, promover a participação social e recuperar capacidades estatais.

Clique aqui para fazer download da Nota Técnica

Leia também a Nota Técnica “Assédio Institucional como método de governo: Definições, caracterizações e implicações para o setor público federal brasileiro”