
Cartilha explica propostas para tributação de grandes riquezas
A Afipea apoia o lançamento da cartilha “Tributar os super ricos”. A iniciativa visa implementar um conjunto de medidas para enfrentar a crise econômica no Brasil agravada pelo coronavírus.
O documento expõe oito propostas de leis tributárias que podem propiciar uma arrecadação anual estimada de R$ 292 bilhões, onerando apenas os 0,3% mais ricos do país. A cartilha também apresenta duas propostas que beneficiam os Estados e uma que beneficia Estados e Municípios.
Clique aqui para fazer o download
Entre as propostas estão a criação de novas regras de repartição de receitas da União com Estados e Municípios, a criação da Contribuição sobre Altas Rendas das Pessoas Físicas (CSAR), incidindo sobre rendas anuais acima de R$ 720 mil, a instituição do Imposto Sobre Grandes Fortunas (IGF), a correção das distorções do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), dentre outras propostas para reerguer o Brasil.
O texto foi elaborado pelos Auditores Fiscais pela Democracia, Anfip, Fenafisco, IJF e delegacias sindicais do SINDIFISCO Nacional de Belo Horizonte, Brasília, Ceará, Curitiba, Florianópolis, Paraíba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Salvador.