AGE aprova importantes medidas para a gestão financeiras da entidade

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AGE aprova importantes medidas para a gestão financeiras da entidade

A iniciativa visa garantir o equilíbrio financeiro no longo prazo e equacionar a contribuição ao associado

Nesta quinta-feira (25/8) foi realizada AGE para deliberação sobre assuntos de grande importância para a entidade e seus associados: mensalidade social e fundo de investimento Fipecq (hedge), além da conclusão do GT para tratar das carreiras aberto em AGE desde 2010. A reunião foi no 16º andar do Ipea, em Brasília, com videoconferência para o Ipea, no Rio de Janeiro.

No primeiro momento, foi colocada em votação a redução de 50% da cobrança da mensalidade sobre o 13º salário neste ano e a eliminação total desta cobrança para os próximos anos. A medida só foi possível devida à austera e eficiente gestão financeira implementada a partir das últimas gestões. A proposta foi aprovada por unanimidade entre os presentes e vem a premiar o compromisso de todos com a entidade.

Em seguida o presidente em exercício, Lucas Benevides, informou que a mensalidade social será reajustada, abaixo da inflação do período anual corrente, em 10.78%. O índice é composto pela retirada do desconto de 5% sobre a mensalidade aplicada desde janeiro de 2015 e pelo aplicação dos 5,5% relativos ao reajuste remuneratório obtido pelo Acordo Salarial 2016-19, vigente a partir deste mês.

Também foi colocada em apreciação a liberação do fundo de investimento criado para cobrir a ação judicial “Fipecq” (hedge) criado por AGE. Considerando o encerramento satisfatório da ação, foi aprovada por unanimidade sua liberação daquele objeto, ficando destinado para utilização em investimentos e também como fundo de reserva.

Na ocasião, também foi encerrado formalmente o GT para discutir as questões das carreiras criado em AGE, em 2010. O objetivo do GT era o levantamento de informações e a contratação de parecer técnico para embasar pleito junto ao Ministério do Planejamento. Coordenado pela associada, Sra. Alícia, resultou em excelente trabalho com a entrega de dois relatórios técnicos que serão disponibilizados em breve para consulta. O presidente em exercício, Lucas Benevides, agradeceu e elogiou a qualidade do resultado e, principalmente, a dedicação de todos os integrantes do grupo ao longo do tempo pelo esforço em defesa dos direitos dos nossos associados.

Durante a reunião ainda foram apresentados dados financeiros que mostram o desempenho da atual gestão quanto à manutenção do equilíbrio financeiro da entidade com ampliação e qualificação dos serviços oferecidos aos associados.

Por fim, relatou-se a continuidade, apesar do encerramento da campanha salarial, das ações institucionais e políticas em defesa dos direitos e interesses dos afiliados, por exemplo, com a formalização do GT para discutir o Plano de Cargos e Carreiras do Ipea composto pela Afipea, SEGRT/MP e Ipea previsto pelo Acordo Salarial 2015-19 e as permanentes reuniões com o Ciclo de Gestão e a atuação junto ao Fonacate.