Afipea reúne-se com Ministério do Planejamento

Notícias

Afipea reúne-se com Ministério do Planejamento

A reunião foi pedida pelo Ciclo de Gestão e Núcleo Financeiro

No último dia 5, as entidades do Ciclo de Gestão (Afipea, AACE, Assecor e Anesp) e do Núcleo Financeiro (Sinal, SindiCVM e SindiSusep) forçaram uma reunião com a Secretaria de Gestão de Pessoas e de Relações de Trabalho, antiga SRT, para retomar as discussões sobre o Acordo Salarial fechado para o período 2016-19.

No dia 10 de março o grupo protocolizou ofício na Secretaria solicitando a reunião e não obteve qualquer resposta. Diante deste silêncio, as entidades decidiram  se dirigir àquela dependência e pedir pessoalmente pela reunião que acabou por lograr êxito.

A motivação para a reunião foi fundamentada nos acordos salariais fechados posteriormente àqueles assinados pelas entidades no final do ano de 2015 que se mostraram mais vantajosos e que, além de tudo, provocarão uma desordem na estrutura remuneratória das carreiras típicas de Estado.

À época, a SRT afirmou que as negociações não se estenderiam para o ano seguinte e ainda se compromissaram a rever os acordos fechados e a estender eventuais cláusulas mais vantajosas obtidas por outras categorias às carreiras do Ciclo e do Núcleo.

O encontro não resultou em fatos concretos, mas serviu para explicitar ao Ministério do Planejamento a insatisfação das carreiras com os encaminhamentos adotados e para afirmar que as entidades vão retomar a mobilização de seus quadros para aumentar a pressão sobre o governo a fim de ver seus direitos e acordos respeitados.