
Afipea realiza reunião com os servidores para discutir a mudança do presidente do órgão
A mudança surpreendeu os ipeanos e levou a um comparecimento massivo à reunião
Na manhã desta quarta-feira (01), a diretoria executiva da Afipea reuniu-se com os servidores do Ipea em Brasília, com videoconferência para o Rio de Janeiro. A reunião foi convocada em caráter de urgência, em decorrência da mudança na presidência do Instituto, anunciada ontem (31).
O novo presidente do Ipea, Ernesto Lozardo, tomou posse hoje em cerimônia no Palácio do Planalto, anterior a ele, Manoel Carlos de Castro Pires foi nomeado ao cargo, há 14 dias atrás. Diante da preocupação que se instalou na instituição, fez-se necessária a convocação imediata para discutir os efeitos dessas trocas num curto intervalo de tempo.
Dezenas de servidores de Brasília e do Rio de Janeiro compuseram a sessão que iniciou com a palavra do presidente da Afipea, Fabio Schiavinatto, fazendo as considerações gerais, contextualizando a mudança ocorrida e relatando as medidas já tomadas pela entidade. Reforçou também a necessidade de deliberar um posicionamento que fortaleça as atribuições institucionais do Ipea e os direitos e interesses dos seus quadros. “Precisamos refletir e nos posicionar em defesa do Ipea e dos interesses dos nossos servidores, assegurando o cumprimento de suas atribuições institucionais e a continuidade da execução de seus estudos e pesquisas que tantos benefícios já trouxeram à sociedade brasileira”.
Em seguida, a palavra foi concedida aos participantes para se expressarem suas manifestações, alternando as bases de Brasília e do Rio de Janeiro, que convergiram para o estranhamento, insatisfação e preocupação com o episódio e, sobretudo, com uma possível descontinuidade dos projetos em curso. Ao final, decidiu-se pela manutenção do estado de mobilização e pela exigência de abertura imediata de diálogo entre o novo presidente e a Afipea.