Afipea protocola Ofício para novo Presidente do Ipea

Afipea protocola Ofício para novo Presidente do Ipea

A Afipea encaminhou Ofício ao novo Presidente do Ipea, solicitando reunião oficial entre as diretorias do IPEA e da Afipea. Além disso, antecipou um conjunto inicial de questões que já estavam sendo tratadas entre Ipea e Afipea, as quais demandam atenção e gestão célere por parte da nova Direção, visando reverter ou evitar alguns dos riscos institucionais iminentes.  São elas:

i) Transição/Mudança desnecessariamente apressada e desorganizada para as Novas Sedes do Ipea, sobretudo em Brasília.ii) Carreiras, Cargos e Concursos no Ipea.iii) Programa de Gestão do Ipea (PdG), dentro do qual se insere a problemática do Trabalho Remoto, objeto de duas pesquisas amostrais feitas por iniciativa da Afipea.

iv) Necessária, justa e fiscalmente possível reposição salarial emergencial dos Servidores Públicos.

v) PEC 27/2021: da vulnerabilidade ao refortalecimento institucional de Ipea, IBGE e INEP.

Por fim, no mesmo Ofício, a Afipea encaminhou ao Presidente um conjunto de publicações e documentos que trazem reflexões coletivas realizadas pela associação e associados, desde 2019, sobre – e para – o Ipea, visando o seu fortalecimento institucional. Todos esses trabalhos estão disponíveis para download no site da Afipea: http://afipeavelho.local e são os seguintes:
i) Manifesto da Afipea para o Ipea rumo aos 60 anos (Afipea, 2019).

ii) Nota Pública da Afipea sobre Carreiras, Cargos e Concursos do Ipea (Afipea, 2020).

iii) Jornadas de Junho 2021: em busca do diálogo interinstitucional (Afipea, 2021).

iv) Etnografia Institucional do Ipea: entre pessoas e documentos (Afipea, 2021).

v) Ipea diante do Espelho: contribuições da Afipea-Sindical para reflexão e desenvolvimento institucional (Afipea, 2020).

vi) Desmonte do Estado e Subdesenvolvimento: riscos e desafios para as organizações as políticas públicas federais (Afipea, 2019).

vii) 30 anos da Constituição Federal Brasileira: notas para um obituário precoce (Afipea, 2018).

viii) Reforma Administrativa Bolsonaro/Guedes: autoritarismo, fiscalismo, privatismo (Afipea, 2021).

ix) Rumo ao Estado Necessário: críticas à proposta de governo para a reforma Administrativa e alternativas para um Brasil republicano, democrático e desenvolvido (Fonacate, 2021).

x) Planejamento Governamental para Céticos: evidências teóricas e históricas no Brasil (Cardoso Jr, 2020).

Desta maneira, cientes de que o diálogo democrático interinstitucional é um método adequado e eficaz de resolução de conflitos em órgãos tais como o Ipea, colocamos a Afipea como parceira nesta tarefa de redesenhar para melhor essas e outras dimensões tão relevantes da nossa estrutura e cultura organizacional. Esse nos parece ser o melhor – senão o único – caminho para garantir aderência, solidez e longevidade ao processo de amadurecimento e fortalecimento institucional ao Ipea na atual quadra nacional de imensos desafios – e desatinos – pelos quais passa o Brasil.

Leia AQUI o ofício na íntegra.