
Afipea protocola Ofício ao Ipea sobre a questão das carreiras
Sindicato pede priorização na discussão do tema
Através de Ofício, enviado dia 18 à presidência do Ipea, a Afipea reclamou a priorização na discussão e solução do problema das carreiras para os servidores das áreas de gestão, administração e TI.
O problema surgido com a edição da Lei n. 11.890, 2008, onde apenas parte dos servidores (técnicos de planejamento e pesquisa) foram elevados à classificação de “carreiras típicas de Estado” passando a receber por subsídio.
A situação trouxe inúmeros danos à relação organizacional do Instituto, desestimulando os servidores segregados pela medida, claramente injusta e, gerando altos índices de evasão de técnicos de administração e analistas de sistemas que procuraram outros órgãos para dedicarem sua vida profissional.
Desta forma, o Ofício busca pressionar a direção do Ipea no sentido de retomar o mais urgentemente possível o assunto junto ao Ministério do Planejamento, agora centralizado na nova Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho no Serviço Público.
Lembramos ainda que a solução para o problema das carreiras do Ipea é o único item da pauta específica de reivindicações apresentada pela Afipea ao Ministério do Planejamento e que ainda está sendo debatida na Mesa de Negociação da Campanha Salarial 2015.