Prova de vida para aposentados e pensionistas pode ser feita pela internet

Comunicados

Prova de vida para aposentados e pensionistas pode ser feita pela internet

Aposentados e pensionistas podem agora realizar a prova de vida pela internet. De acordo com as novas regras estabelecidas pelo Ministério da Economia, o procedimento pode ser realizado pelo PORTAL DO SERVIDOR ou mesmo pelo aplicativo SIGEPE MOBILE. O login é feito a partir do CPF e senha previamente cadastrada via SIGAC.
Outro opção é realizar o procedimento qualquer em agência bancária que conte com o sistema biométrico, sendo necessário levar documento com foto e CPF. Por fim, a terceira opção é comparecer pessoal na agência bancária específica em que o aposentado ou pensionista recebe seu benefício, também sendo necessário levar CPF e documento com foto.
Os aposentados e pensionistas têm como prazo da prova de vida o mês do seu respectivo aniversário. Porém, é possível comparecer pessoalmente, ou solicitar que um representante legal compareça até 90 dias após a data do aniversário. A comprovação de vida é condição para a continuidade do recebimento do provento.
Importante destacar que se o beneficiário receber mais de um benefício e por meio de agências bancárias distintas, o ato de comprovação de vida poderá ser realizado em apenas uma das agências e aproveitará a todos os benefícios. A União Federal também poderá utilizar a prova de vida do INSS, e vice-versa.
Clique aqui para ler as explicações completas na Nota Técnica do escritório Fonseca de Melo & Britto Advogados.