Aviso: Mensalidade Social

Comunicados

Aviso: Mensalidade Social

Em atenção ao termo de acordo nº 1/2023, assinado pelo Governo Federal no dia 24 de março o qual prevê o reajuste salarial linear de 9% aos servidores públicos federais a partir de maio, a ser pago no dia 01/06, a Afipea vem por meio deste informar que, respeitando a previsão estatutária e decisões de Assembleias, os valores das mensalidades sociais acompanharão o ajuste salarial dos associados.

O último acordo coletivo foi assinado em 23 de dezembro de 2015, prevendo reajuste salarial de 27,9%, tendo sido pago em 4 anos, período em que também houve consequente acompanhamento do valor das mensalidades.

O novo reajuste salarial encerra um período de 4 anos sem aumento para os servidores do Ipea e por isso tratamos essa conquista como uma vitória advinda da nossa luta ativa em decisões políticas.

Ressaltamos que o cálculo do valor da mensalidade social é realizado por meio de um percentual do salário bruto do associado, dessa forma, o reajuste da mensalidade é linear ao proposto pelo acordo assinado, ou seja, não foi alterada a forma de cobrança e o reajuste do salário acresce de forma proporcional o valor da contribuição social mensal.

A Afipea como Associação e Sindicato reitera que enquanto continuarmos sendo apoiados, nossa luta por direitos e democracia dos servidores não findará.