Associado escreve livro sobre história do IHGB e Memória Nacional

Comunicados

Associado escreve livro sobre história do IHGB e Memória Nacional

Marina Semeraro Rito

O sociólogo, aposentado do Ipea e associado da Afipea, William Carvalho, lançará em breve o livro A Formação da Memória Nacional – Breve História do IHGB e seus Congêneres nos Estados, especialmente o IHGDF. A intenção do livro é trazer luz a importância do IHGB para a formação da memória nacional. Na publicação, Carvalho também visa disseminar o espírito do IHGB nos diversos institutos do do país e fazer apontamentos  para uma futura história do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHGDF).

Com dedicatória à memória do Ministro Alfredo Vilhena Valladão (1873-1959), a primeira parte do livro, capta a formação da memória nacional e o papel estratégico do IHGB, da Revista do IHGB e dos autores que se debruçaram sobre o assunto. A partir disso, os capítulos contam a cronologia do IHGB e a garantia de sua permanência e sobrevivência há quase dois séculos.

Já na segunda etapa, o autor caracteriza o surgimento dos primeiros Institutos nas Províncias e, posteriormente, nos Estados da Federação brasileira e um mapa temporal dos Institutos estaduais dão uma ideia do que aconteceu.

Na terceira parte do livro, o autor trata da criação do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal e por fim o autor encerra o livro com o item Consolidação, em que apresenta em ordem cronológica, os presidentes do IHGB e suas obras.

A Formação da Memória Nacional – Breve História do IHGB e seus Congêneres nos Estados, especialmente o IHGDF ainda está em fase final, mas já pode ser adquirido na Editora Thesaurus – (61) 3344-3738