Servidor, participe da Audiência Pública sobre alternativas à austeridade econômica

Notícias

Servidor, participe da Audiência Pública sobre alternativas à austeridade econômica

A Afipea mobiliza os servidores do Ipea para participarem da Audiência Pública com o tema “Alternativas à austeridade econômica em defesa dos Direitos Humanos e da Democracia”, que acontece na próxima quinta-feira (5 de julho), das 9h às 11 horas, no Senado Federal.

“A audiência pública é um espaço para podermos expressar, tanto para os congressistas como para a mídia e opinião pública em geral, que os servidores públicos têm a contribuir com soluções alternativas para a retomada do desenvolvimento do país, e que a agenda de “austeridade” pode sim ser questionada”, afirma o Secretário-Executivo da Afipea, Roberto Gonzalez.

A atual política de austeridade implica corte permanente de gastos públicos, o que afeta duplamente os servidores públicos. Primeiro, porque há a iminência de arrocho salarial e de redução de benefícios previdenciários, uma vez que atingido o teto de gastos o governo estará proibido até mesmo de repor a inflação. Segundo, porque há uma redução de investimentos em todos os serviços públicos, como em educação, saúde, segurança e infraestrutura.

A audiência pública retomará pontos já levantados no documento “Que Serviço Público Queremos?”, organizado pela Afipea, que questiona alguns mitos acerca do serviço público, como parâmetros de remuneração, direitos trabalhistas e previdenciários, e propõe pensar um projeto que não passe pela destruição do setor público.

“Esperamos abrir um diálogo a respeito das alternativas a austeridade permanente, e trazer ideias alternativas para o debate político, especialmente durante o período eleitoral. É muito importante que certezas estabelecidas sobre a política econômica sejam questionadas”, finaliza Roberto Gonzalez.

A mesa terá a presença de duas pesquisadoras do Ipea: Fabíola Vieira e Andrea de Paiva. Também estarão presentes Laura Carvalho, professora de economia da USP; Rodrigo Orair, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea e atualmente diretor da Instituição Fiscal independente do Senado; Marivaldo Pereira, ex-secretário executivo do ministério da Justiça; e Thiago Mitidieri, presidente da Associação de Funcionários do BNDES.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (CDH)

Tema: “Alternativas à austeridade econômica em defesa dos Direitos Humanos e da Democracia”
Data: 5 de julho
Hora: 9h
Local: plenário 6 da Ala Senador Nilo Coelho