Reforma da previdência em debate no RJ

Notícias

Reforma da previdência em debate no RJ

Na próxima sexta-feira (1° de fevereiro) acontece no Centro do Rio de Janeiro o debate “Previdência: as implicações das propostas de (contra) reforma para a classe trabalhadora”. A proposta é de um debate de alto nível, com foco em análise concreta do cenário atual.

“Eu vou lidar com fatos”, garante o economista Milko Matijascic, pesquisador do Ipea com um currículo que inclui doutorado pela Unicamp, colaboração com o International Development Research Center do Canadá e assessoria ao Ministério da Previdência Social.

Segundo o pesquisador, associado da Afipea, também é relevante analisar as reformas realizadas em outros países. “A luz da experiência internacional, irei mostrar os pontos fortes e os pontos que são muito duvidosos, que as pessoas prometem certos resultados”, explica.

Um exemplo a ser notado é o do Chile, onde foi implantado um sistema de capitalização. “Gerou consequências sociais, segundo os trabalhos dos próprios chilenos e de agências internacionais”, argumenta. Milko Matijascic também ressalta a diferença do Brasil para nações com a Suíça. “O Brasil tem grande informalidade e mesmo as pessoas ocupadas não conseguem contribuir regularmente”, detalha.

O debate acontece a partir das 18 horas na sede da Associação de Servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (ASSIBGE), Av. Presidente Wilson, nº 210, 8° andar. Também estará presente a doutoranda em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela USP, Julia Lenzi Silva.