Reforma Administrativa pode colocar em risco a existência e a atuação do Ipea
Reconhecido nacionalmente, o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) poderá ter a sua existência e atuação colocadas em risco no contexto da Reforma Administrativa já em implementação pelo governo. Essa preocupação será detalhada na próxima terça-feira, dia 10, a partir das 17 horas, durante live promovida pela Afipea – a associação dos funcionários do instituto.
Com o tema “Reforma Administrativa: Autoritarismo, fiscalismo, privatismo – implicações para o Ipea”, o evento online tem o intuito de alertar a sociedade brasileira, os usuários dos trabalhos do Ipea e os próprios servidores acerca dos riscos reais que corre a instituição. As medidas apontam para uma mudança estrutural que significará não só uma redução da estrutura física e de recursos humanos, mas também um empobrecimento de escala e escopo em suas áreas de atuação, e uma diminuição da sua capacidade e autonomia para realizar as atividades de pesquisa e planejamento, assessoramento e capacitação.
A live contará com a mediação do presidente da Afipea, José Celso Cardoso Jr; com o consultor de entidades sindicais e sócio da Insight Assessoria Parlamentar, Vladimir Nepomuceno; com a Doutora em Ciências Sociais, Graça Druck; com a Doutora em Economia, Liana Carleial; e com o Diretor de documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antônio Augusto de Queiroz.
O link para a live já está disponível: https://youtu.be/FH8G7f6GVnI
Acesse textos produzidos pelos participantes:
Anacronismos da Reforma Administrativa: autoritarismo, fiscalismo, privatismo
José Celso Cardoso Jr.
Comentários sobre a PEC 32/2020 e os Princípios da Administração Pública Deliberativa
Liana Carleial
Os atuais servidores e a Reforma Administrativa
Vladimir Nepomuceno
Reforma administrativa: desmonte dos serviços e dos direitos dos servidores
Antônio Augusto de Queiroz
Reforma administrativa legaliza a precarização do trabalho e dos serviços públicos
Graça Druck (entrevista)
Confira também as Notas Técnicas da Afipea e os Cadernos da Reforma Administrativa.