O que os deputados pensam sobre o Ipea?

Notícias

O que os deputados pensam sobre o Ipea?

A votação que barrou a proposta de desmembramento do Ipea destacou, no Congresso Nacional, o respeito do órgão frente aos parlamentares. Em suas falas, a grande maioria não apenas votou contra o dispositivo incluído na Medida Provisória 821/2018, mas também ressaltou o papel do Ipea na sociedade brasileira.


Confira alguns trechos dos pronunciamentos:


Nós não vamos permitir que tenhamos o enfraquecimento do próprio IPEA. O IPEA deveria ser fortalecido, porque fornece dados absolutamente fundamentais para que a sociedade se conheça e para que a sociedade conheça como estão as próprias políticas públicas e possa de forma estatística se perceber. Então, nós não permitiremos que haja qualquer modificação no IPEA.

O IPEA tem aproximadamente 300 servidores. No IPEA há 10 anos não há concurso público. Não dá para admitir, de forma alguma, que haja desmembramento do IPEA, que é fundamental para o diagnóstico e para a proposição de políticas públicas. É o IPEA que se debruça neste momento para encontrar uma forma de o Brasil atingir metas do desenvolvimento sustentável, que trabalha com pesquisas em macroeconomia, em políticas públicas, inclusive na política de segurança pública.

Não é possível permitir que não haja o fortalecimento do IPEA. Solicitamos que o IPEA não seja desmembrado e que também haja concurso público. Há 10 anos o IPEA não realiza concurso público.

Existe um grupo de servidores do IPEA que está analisando como o Brasil pode cumprir as metas estabelecidas nos objetivos do desenvolvimento sustentável. É o IPEA que faz as pesquisas acerca da segurança e não apenas traça os diagnósticos, mas também faz proposição de políticas públicas.

Portanto, estou na defesa do IPEA.

Erika Kokay

O PCdoB não concorda com o desmembramento do IPEA, que é uma instituição de grande valor para a sociedade brasileira. O próprio IPEA pode produzir esses resultados.

Criar outro instituto enfraquece o IPEA e pode aumentar mais os gastos do Governo. Inclusive, o IPEA tem demonstrado sua capacidade na segurança pública. Recentemente, divulgou uma pesquisa, um estudo indicando o crescimento preocupante da violência em todo o Brasil, principalmente homicídios contra mulheres e jovens negros. O IPEA tem essa capacidade.

Gilvaldo Vieira

Preservar na inteireza o IPEA é algo inegociável para nós“.

Henrique Fontana

Só quem não conhece o Brasil pode desmontar uma instituição como o IPEA; só quem não tem compromisso estratégico com o Brasil pode mexer com uma instituição como o IPEA, não pensa no ontem, nem no hoje e muito menos no futuro.

Por isso, a construção de um acordo para manter o IPEA inteiro, que ainda precisa ser fortalecido, é fundamental para nós, como também retirar o artigo que mexe com a cessão de servidores.

O IPEA já faz estudos sobre a violência. O IPEA já tem trabalhadores, funcionários, técnicos e especialistas neste tema.

Não é necessário se criar outra estrutura. O próprio IPEA deveria ser aquela estrutura que forneceria ao próprio Ministério da Segurança Pública os estudos necessários. Nós deveríamos era fortalecer o IPEA. Só quem não conhece o Brasil é capaz de propor a sua partição, a sua fragilização, o desmonte de uma instituição como o IPEA, que sempre serviu, serve e servirá aos projetos estratégicos, à análise e à formulação de políticas públicas deste País. O IPEA é uma estrutura e uma instituição absolutamente respeitada no Brasil“.

Jandira Feghali

O IPEA é um órgão respeitado, uma referência na pesquisa que não merece ser violentado

Luiz Sérgio

O IPEA tem larga tradição. São décadas e décadas como centro de inteligência, pensamento e apoio, pensamento aplicado a diversas políticas públicas.

Existem núcleos de economia, de moradia, de saneamento, de política urbana, de previdência, de segurança. O IPEA sempre serviu ao conjunto do Governo. O IPEA pode dar o suporte à formulação de políticas públicas de todos os Ministérios, inclusive da segurança pública“.

Marcus Pestana 

O IPEA é altamente competente nas suas atribuições de Estado. A atividade que ele desenvolve tem importância fundamental para todas as áreas, porque ele interliga a pesquisa econômica — justamente a partir da qualificação aplicada — com todos os temas sociais, com toda a produção de impacto que as obstruções ao desenvolvimento socioeconômico nacional acabam produzindo nas dificuldades da qualidade de vida no Brasil, inclusive na área de segurança pública.”

Não é adequado para o Brasil o IPEA ser atacado no momento em que nos encontramos, um momento de refluxo econômico, de comprometimento das bases produtivas, de obstrução do desenvolvimento social e, inclusive, de redução do PIB“.

Maria do Rosário

O pior nesta medida provisória é que tem um jabuti, ou mais, tem uma matéria que não tem nada a ver, quando partem para o desmonte do IPEA — Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, muito importante, que subsidia, que empodera o povo brasileiro com estudos, pesquisas, informações. Há um desmonte, um ataque. Então, é grave. Não é possível, como nossos Líderes também já se manifestaram, com esse desmonte e ataque ao IPEA, aprovar esta medida provisória“.

Padre João