“O Ipea tem um potencial enorme para continuar dando a sua contribuição”

Notícias

“O Ipea tem um potencial enorme para continuar dando a sua contribuição”

“O Ipea tem um potencial enorme para continuar dando a sua contribuição”. A frase da servidora aposentada Anna Maria Peliano resume o reconhecimento pelo que o Ipea fez e poderá fazer pela sociedade. A declaração foi dada na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), onde foi realizada uma sessão solene no último dia 30 de novembro para homenagear os 54 anos do órgão.

A servidora aposentada ressaltou o papel do Ipea na formulação de políticas sociais, como as de combate à fome e à extrema pobreza, e na avaliação das ações de governo. “Eu tenho muito orgulho de ter participado por 40 anos”, afirmou. Lembrou ainda da capacidade do órgão de trabalhar com pluralidade de visões, posições e perspectivas. “Essa opção pela diversidade é fundamental para uma instituição de pesquisa e muito contribuiu para enriquecer o debate nacional”, explicou.

A Deputada Federal Erika Kokay, que convocou a sessão solene, ressaltou que o Ipea é fundamental porque o trabalho realizado dialoga com o cotidiano dos brasileiros. “É um órgão fundamental para a consolidação da democracia”, afirmou.

Ela lembrou ainda da mobilização realizada em 2018 que conseguiu evitar o desmembramento do Instituto. O tema também foi abordado pelo presidente substituto do Ipea, Fabiano Pompermayer, que lembrou do rigor científico do trabalho do órgão e da importância de haver uma organização desse tipo no com proximidade do centro do poder, tendo acesso aos dados necessários ao seu trabalho.

O secretário-executivo da Afipea, Roberto Gonzalez, também presente na solenidade, defendeu que o Ipea tem evoluído para atender melhor às necessidades da sociedade brasileira. “Hoje o Ipea é um instituto multidisciplinar que agrega capacidades e dialoga com todos os tipos de entidades”, explicou. Lembrou ainda que há mais de dez anos o Ipea consegue realizar um trabalho cada vez melhor mesmo com menos pessoal e menos recursos. “Nós temos compromisso com o serviço público”, afirmou.

Durante a sessão solene, Roberto Gonzalez ressaltou ainda o papel da Afipea. “O papel de uma associação de funcionários é cada vez mais amplo. A nossa pauta vai muito além das nossas funções sociais e funções representação, abrange hoje a preocupação com a integridade do Estado Brasileiro e do Ipea como sendo uma instituição de pesquisa dentro deste Estado”, ressaltou.