Democracia em Vertigem

Notícias

Democracia em Vertigem

A segunda edição do encontro “Ocupe Afipea” acontece no dia 8 de julho (segunda-feira) das 18h às 20h na sede da Afipea em Brasília (DF).

O tema do encontro será um debate sobre o documentário “Democracia em Vertigem”, disponível na Netflix.

O filme acompanha o passado político da cineasta Petra Costa no contexto do primeiro mandato do presidente Lula até o processo que culminou com o impeachment de Dilma Rousseff, analisando a ascensão e queda desses governantes e a consequente crise política no Brasil.

O filme teve estreia mundial no Festival de Cinema de Sundance de 2019, em 24 de janeiro de 2019. A Netflix adquiriu os direitos de distribuição do filme, que foi lançado comercialmente em 19 de junho de 2019 junto com projeções em cinemas de Nova York e Los Angeles. O filme também participou do Festival Internacional de Documentários de Copenhague, do Festival Internacional de Cinema de San Francisco, do Hot Docs Canadian International Documentary Festival e do Montclair Film Festival.

As opiniões sobre o filme têm sido positivas. Um dos textos mais interessantes é de autoria do historiador Gilberto Calil, professor Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), integrando o Grupo de Pesquisa História e Poder.

O texto pode ser lido aqui.