Contra a extinção do Ipea, Afipea terá ano de mobilização de servidores

Notícias

Contra a extinção do Ipea, Afipea terá ano de mobilização de servidores

No ano em que completa 35 anos, a Afipea terá uma agenda cheia de mobilizações e busca por direitos. Entre as principais pautas estão a proposta de Reforma Administrativa do Governo Federal, as ações jurídicas e debates sobre o papel do Ipea para a sociedade.

Os primeiros grandes eventos já acontecem nos próximos dias 11 e 12 fevereiro no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, respectivamente. Associados da Afipea vão participar de audiências sobre a Reforma Administrativa. Abertos ao público, os debates terão como foco mostrar a importância do serviço público e dos servidores.

Ao longo ano, a Afipea também deve atuar em colaboração com o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate), Articulação Nacional de Carreiras Públicas (Arca), Conselho Federal de Economia (Cofecon), Movimento Acorda Sociedade (MAS), Frente Parlamentar Mista do Serviço Público e Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público. A principal atividade será elaborar livros, textos e documentos que, cientificamente, demonstrem a diferença entre a realidade nacional e o discurso publicitário envolvido em propostas de reforma do Estado.

A Afipea também atuará na disseminação de conhecimentos sobre o Austericídio, como é chamada a orientação política que leva a vários danos ao país a partir da ideia de que governar é cortar gastos, e sobre o Assédio Institucional no Serviço Público, uma realidade hoje em muitas organizações brasileiras. A Reforma da Previdência também continuará em foco, porém com foco na atuação jurídica.

“A Extinção do Ipea”

No próximo dia 20 de fevereiro, a Afipea retoma a programação de eventos do #OcupeAfipea com o debate “Ipea diante do espelho: extinção por ação ou por in(ani)ção?“. Serão debatidas iniciativas que sugerem um risco de futura ou iminente extinção do Ipea.

Ao longo do ano, temas como teletrabalho, reestruturação do Ipea, política de comunicação do Ipea, novas sedes e extinção de cargos estarão na pauta da Afipea. Serão realizados debates, encontros, reuniões abertas e, em alguns casos, serão iniciados questionamentos na justiça.

Em paralelo, nos próximos meses haverá o atendimento dos associados com Planos de Saúde da Assefaz, em vias de término de contrato. A Afipea irá promover eventos para facilitar o processo de escolha e migração de novos planos de saúde.

Ainda no primeiro semestre vão ocorrer ainda as comemorações dos 35 anos da Afipea, a serem completados no próximo dia 31 de maio. Livro, documentário, seminário e confraternizações estão entre os planos para celebrar a data.

Os associados serão convidados para todos os eventos e a Afipea conta com a participação de todos para promover a integração, a união de forças e a luta pelos direitos dos servidores.