Afipea realizou nova reunião sobre carreiras no contexto do Ciclo de Gestão

Notícias

Afipea realizou nova reunião sobre carreiras no contexto do Ciclo de Gestão

Diretoria debateu o assunto com a carreira de Planejamento e Pesquisa

Na última quinta-feira (16), a diretoria executiva da Afipea reuniu-se com os servidores da carreira de Planejamento e Pesquisa, no auditório do subsolo do Ipea, em Brasília, com videoconferência para o Rio de Janeiro. A pauta da reunião tratou da denominação do cargo e a possibilidade de agrupamento das carreiras integrantes do Ciclo de Gestão. Reunião semelhante ocorrera na semana anterior com os cargos das áreas de gestão, administrativas e de TI.

O presidente da Afipea, Fabio Schiavinatto abriu o encontro recuperando as deliberações da rodada anterior sobre as perspectivas para as carreiras do Plano do Ipea. Informou em seguida, que estão sendo discutidas possibilidades de integração ainda maiores que a vigente atualmente para as carreiras que integram o Ciclo de Gestão: Planejamento e Pesquisa, Planejamento e Orçamento, Comércio Exterior e Gestores Governamentais.

O debate contou com a presença do vice-presidente da Associação dos Analistas do Comércio Exterior (AACE), Tiago Munk. Os dois dirigentes reafirmaram a necessidade de construir um modelo de integração entre as carreiras que fortaleça o Ciclo de Gestão, em função das perspectivas políticas pouco favoráveis aos servidores públicos para os próximos anos, independente dos desdobramentos da atual crise política, por conta da deterioração das finanças públicas.

Ao final das discussões, os presentes de forma unânime ratificaram decisão, tomada em outros encontros, de legitimar a diretoria para dar continuidade ao processo de discussão e negociação com as demais carreiras do Ciclo de Gestão para a definição de um modelo moderno e robusto de estruturação dos cargos e carreiras. Esse debate também está sendo promovido pelas entidades parceiras do Ciclo em suas bases.

A diretoria da Afipea reconhece o crescimento da participação dos servidores neste debate e incentiva novas adesões por se tratar de assunto de alta relevância para os servidores.