
Afipea pede criação imediata de Grupo de Trabalho ao Ministério do Planejamento e Ipea
A medida está prevista no Acordo Salarial 2016-19 assinado em dezembro
A Afipea-Sindical encaminhou quarta-feira (27), ofícios à Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento (SEGRT/MP) e ao Ipea cobrando a criação imediata do Grupo de Trabalho (GT) que foi estabelecido no Acordo Salarial, assinado em dezembro de 2015.
O referido GT tem como objetivo solucionar definitivamente a questão do Plano de Cargos e Carreira, especificamente a questão da integração dos cargos das áreas de gestão, administração e TI à Carreira de Planejamento e Pesquisa do órgão e a mudança do regime de remuneração para subsídio.
As discussões sobre o tema se arrastam desde 2012 e os prejuízos aos servidores destas áreas e à própria instituição vêm de período ainda mais longínquo, 2008, com o advento da Lei nº 11.890 que contemplou apenas o cargo de Planejamento e Pesquisa.
Além da injustiça cometida a parte significativa dos servidores do Ipea, esta indefinição traz prejuízos à administração do Instituo por causar a evasão de quadros competentes e prejudicar sensivelmente o planejamento estratégico elaborado para os próximos anos, uma vez que tal situação torna pouco ou quase nada atraente o ingresso de novos quadros à estas áreas por conta da ausência de um plano de valorização e desenvolvimento profissional.
Com o envio dos ofícios, a diretoria da Afipea espera sensibilizar o Planejamento quanto a urgência de uma solução para o Plano de Cargos de Carreira do Ipea.